O projeto Ki_da_hort@ é um laboratório biológico de aprendizagem que visa promover a implantação de hortas escolares como uma estratégia didático-pedagógica para alunos da Educação Infantil ao 9º Ano do Ensino Fundamental. 

Além disso, o projeto busca atender as demandas do território levantadas pelos gestores das escolas municipais e atender as recomendações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados à fome zero e agricultura sustentável, educação de qualidade e consumo e produção sustentáveis. 

COMO SURGIU?

Confira os nossos e-books:

O Ki_da_Hort@ é um laboratório biológico de aprendizagem, que funciona como um espaço científico de interação, inovação e conscientização ambiental. 

As ações do projeto incluem palestras técnicas e oficinas, implantação de hortas escolares, disponibilização de mudas e sementes para a comunidade e realização de atividades integrativas entre várias secretarias municipais, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Secretaria de Planejamento, além de parcerias com outras entidades, como o Instituto Ambiental de Passo Fundo e escolas da região. 

O projeto Ki_da_hort@ tem como objetivo principal contribuir para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com o meio ambiente, por meio da promoção de práticas sustentáveis e da conscientização sobre a importância da conservação do solo e da biodiversidade. Além disso, o projeto busca fomentar o aprendizado de forma lúdica e prática, proporcionando aos alunos o contato direto com a natureza e o desenvolvimento de habilidades relacionadas à agricultura e à produção de alimentos. 

Ki_da_hort@ em 2024

Em 2024 o Ki_da_hort@ já apresenta resultados expressivos: Atualmente o KDH está inserido em 68 escolas da Rede Municipal de Ensino, uma vez que são 31 EMEFs e 37 EMEIs que já possuem hortas em funcionamento, sendo que 98% já possui canteiros produzindo e 2% que estão com mudas e sementes recentemente plantadas. 

Hortas verticais: são jardins de pequenos espaços  onde as plantas crescem 

em estruturas verticais, como paredes, painéis.

Hortas horizontais: são espaços onde as plantas são cultivadas 

diretamente no solo ou em canteiros elevados.

Hortas mistas: combinam-se hortas verticais e horizontais para otimizar 

o uso do espaço e diversificar a produção de alimentos.

Um dos resultados diz respeito ao sequestro de carbono - processo pelo qual é feita a remoção de gás carbônico da atmosfera. Tal processo ocorre, principalmente, em oceanos, florestas e outros locais onde os organismos, por meio da fotossíntese, capturam o carbono e lançam oxigênio na atmosfera. 

Os resíduos são parcialmente tratados na própria escola, por meio do método da compostagem, para a produção de adubo orgânico. 


O adubo é destinado à horta da escola para a produção de alimentos, que serão utilizados na merenda e pela comunidade local. 


Nesse processo, é realizada a “economia circular” através da reutilização de resíduos que seriam descartados como lixo.  

Resultados da Composteira

Esses resíduos são originários da alimentação escolar e, por meio da prática da compostagem, torna-se possível fazer uso desses materiais que antes iam para o lixo, para a produção de fertilizantes orgânicos. A ideia central da proposta é tratar o resíduo orgânico produzido na alimentação escolar

Resultados da Cisterna

Total investido no projeto:

linha do tempo do projeto

2021

Elaboração do projeto e reunião com as escolas que desenvolviam projetos de hortas escolares, na qual ficou definido que essas seriam as escolas onde seria iniciada a implantação do KDH.

Início de um processo de sensibilização das demais escolas a partir do envio de formulário relativo à adesão ao Projeto Ki_da_Hort@, envolvendo EMEIs e EMEFs, a fim de projetarmos a implementação futura do KDH nas demais escolas da Rede Municipal de Ensino;

Apresentação do projeto aos Vereadores em Sessão Plenária de 22 de junho de 2021, conforme pode ser observado no link https://www.camarapf.rs.gov.br/noticia/3803/educacao-e-tecnologia.

Levantamento dos materiais necessários para o desenvolvimento do KDH junto às escolas, onde foram definidos os equipamentos e os respectivos quantitativos que cada escola receberia, a fim de que o projeto pudesse ser implantado e pudéssemos mensurar os valores a serem aplicados.

2022

Piloto na EMEF Fredolino Chimango

Processo de licitação para compra dos materiais para as demais escolas, a saber:

 Composteira (4 unidades)

Cisterna (1 unidade)

Tela para Estuque (1 unidade)

Pá de Corte (8 unidades)

Pá Concha (8 unidades)

Enxada com Lâmina (8 unidades)

Ancinho Curvo (8 unidades)

Mangueira de Jardim (1 unidade)

Kit de Jardinagem (12 unidades)

Válvula Solenóide (4 unidades)

Kit Minhocário (1 unidade)

Conjunto de Coletores (1 unidade)

Tesoura para Poda Jardim (1 unidade)

Carrinho de Mão (1 unidade)

Adubo Fertilizante (5 unidades)

2023

Início da implantação das hortas nas escolas municipais

Por fim, este é o relato das etapas que foram desenvolvidas até o momento. Aproveitamos, também, para disponibilizar o link do e-book que foi elaborado para o KDH: https://www.canva.com/design/DAElURSkHCQ/ZLc04Q28bNMIxCp2M7cf4w/view?utm_content=DAElURSkHCQ&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=sharebutton.