Newsletter da Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo - RS

Newsletter SME #15.22 - 20/05/2022

Colegas!


Você está recebendo a newsletter da SME. 

Este é um informativo que tem por objetivo comunicar nossa rede das atividades, ações e oportunidades de qualificação do serviço que prestamos à comunidade. Fique ligado(a)!


Etapa 1: identificação de problemas do contexto das escolas a serem solucionados;

Etapa 2: animação feita em Scratch da solução;

Etapa 3: prototipação por meio da utilização de um simulador de robótica. 

Todas as etapas podem ser realizadas usando exclusivamente os notebooks disponíveis em todas as escolas. As soluções selecionadas nas primeiras etapas serão apresentadas no final do ano para uma comissão julgadora durante o Festival de Ciência, Inovação e Tecnologia (FeCIT) da Rede Municipal de Ensino. Haverá ainda premiação para professores, estudantes e escolas vencedoras! Mobilize seus alunos e alunas, leia com atenção o regulamento disponível em http://bit.ly/or_ods e inscreva quantas equipe quiser em https://bit.ly/robo4educa2022 até o dia 31/05/2022!


Cyberliga - E-book para Escolas  | Cyberaprendiz - E-book para alunos 




Orientação Escolas  |   Nota Informativa nº 38   |   Nota Informativa nº 44





Doação de Órgãos: Desenvolvido em parceria com a Universidade de Passo Fundo, através do Projeto de Educação em Saúde, a Secretaria de Educação vem realizando ações com os professores da Rede Municipal, com o objetivo de orientar os profissionais quanto às ações educativas sobre a temática da doação de órgãos nas escolas. As EMEIS Vovó Nelly, Santa Isabel e André Zaffari já receberam a visita dos profissionais. Em breve serão desenvolvidas ações nas EMEFS Zeferino Demétrio Costi, Coronel Lolico e Georgina Rosado.


Projeto Vacina: Nossa saúde precisa estar em primeiro lugar! Pensando nisso, a Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com o curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), realiza a partir deste mês, o Projeto Vacina, desenvolvendo atividades de incentivo à vacinação, em todas as escolas da Rede Municipal. O projeto ocorrerá em 2 momentos:

1- direcionado para a faixa etária de 5 a 10 anos

2- direcionado para a faixa etária de 11 a 16 anos.


Ler e escrever com escritores: Desenvolvido nas EMEFS Dyógenes Martins Pinto, Antonino Xavier, Notre Dame, Romana Gobbi e Jardim América, o projeto “Ler e escrever com escritores”, desenvolvido por Pablo Moreno. O objetivo do projeto é desenvolver a capacidade leitora, de interpretação, e escrita de textos, a partir de leitura e discussão de obras literárias, e oficinas com escritores.


Papo de Responsa: o Papo de Responsa é um Programa desenvolvido na Polícia Civil do RS desde outubro de 2016, com atuação junto às escolas de ensino fundamental e médio, sejam elas públicas ou privadas, na promoção de um "papo/diálogo” descontraído sobre prevenção à violência e o papel do policial na sociedade, tendo como público alvo a interlocução com crianças, adolescentes e jovens.

Através do PAPO DE RESPONSA, ocorre um diálogo sobre prevenção às drogas e todas as consequências advindas do tráfico e consumo. Outros assuntos de interesse do público focado podem ser tratados em razão dos laços de interação que são formados a partir da aproximação social, tais como Bullying, violência, ato infracional e seus desdobramentos.

Se a sua escola ainda não agendou o PAPO RESPONSA, acessa o link que segue: http://cutt.ly/PapodeResponsaRS


Proerd: o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência desenvolve ações conjuntas entre o policial militar devidamente capacitado (instrutor Proerd), professores, estudantes e pais, para prevenir e reduzir o uso de drogas e violência na comunidade escolar. As escolas que neste primeiro semestre irão receber as atividades do programa são as EMEFS: Notre Dame Municipal, Wolmar Salton, Daniel Dipp, Coronel Sebastião Rocha, São Luiz Gonzaga, Guaracy Barroso Marinho, Fredolino Chimango e Irmã Maria Catarina.






Lembrem-se que a SME está presente e pronta para auxiliar no que for necessário! Reiteramos que o caminho mais eficiente para qualificar nossa Educação e esclarecer eventuais dúvidas é o diálogo direto com a SME! 


Lista completa de contatos: 

https://educapf.org/contatos

Faça parte do grupo exclusivo de professores da rede: http://bit.ly/telegramsme

Acesse as Newsletters anteriores em: https://www.educapf.org/news


MUITAS NOVIDADES ESTÃO POR VIR! Para não perder nenhuma, adicione o número da SME na sua agenda e fique informado/a em tempo real de tudo o que está acontecendo na Rede: 54 99640-7760. Caso você não queira receber informações da Rede em seu WhatsApp, basta excluir o contato da SME do seu celular.


Atenciosamente,

TIME SME


POR DENTRO DA SME: