Newsletter da Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo - RS

Newsletter SME #10.23 - 17/04/2023

Colegas!

Vocês estão recebendo a newsletter da SME. 

Este é um informativo que tem por objetivo comunicar nossa rede das atividades, ações e oportunidades de qualificação do serviço que prestamos à comunidade. 

Fique ligado(a)!










* Programa Escola + Segura - Este programa conta com as seguintes frentes que já vem acontecendo desde 2021: 1. Instalação de câmeras inteligentes e segurança monitoradas pela secretaria de segurança e conectadas com a Brigada Militar. Já são 140 câmeras instaladas nas escolas de educação infantil e no ensino fundamental. Número esse que deve ser ampliado nos próximos meses. 2. Criação de um painel específico para discutir a segurança nas escolas no Fórum de Segurança Pública a ser realizado no dia 17/4 envolvendo órgãos de segurança e diferentes segmentos da Educação. 3. Entre o final de 2022 e o início 2023, foi realizada uma atualização do sistema de alarme das escolas públicas municipais. Esta atualização consistiu na troca da tecnologia de segurança e a ampliação do número de sensores. 4. Também está em desenvolvimento o processo de cercamento de nossas escolas, em 2022 nove escolas foram cercadas e possuímos processos em andamento para o cercamento de mais oito. 5. Intensificação do projeto anti Bullying nas escolas como forma de ampliação da tolerância e do respeito ao outro. Essa providência é muito relevante, porque o bullying geralmente é citado como uma das causas de violências. 6. Implementação de ações de conscientização junto aos profissionais da educação, aos alunos e aos familiares sobre a prevenção da violência! 7. Prefeito determinou o início do estudo sobre possível contratação de guarda escolar. Neste processo estamos considerando a viabilidade jurídica, a demanda quantitativa, o histórico de (não) violência da rede e o monitoramento feito junto às Escolas. Essa última etapa será estudada em conjunto com medidas que o Governo Federal pretende implantar nas escolas.


* Reunião convocada pelo Prefeito - No dia 12 de abril foi realizada uma reunião  com as forças policiais, entidades ligadas à Educação e Câmara de Vereadores para tratar sobre a segurança nas escolas. Confira as informações nas  Redes Sociais da Prefeitura: https://bit.ly/pmpf_seguranca


* Fórum de Segurança Pública e Mobilidade Urbana - Na data de hoje (17), aconteceu o fórum com diferentes painéis de debates, trazendo o olhar do território.  Entre os painéis, foi apresentado o de “Segurança nas Escolas”, conduzido pelo Secretário Municipal de Educação Adriano Canabarro Teixeira e o Secretário Municipal de Segurança Pública João Darci Gonçalves da Rosa, trazendo ações que desde 2021 já estão sendo implementadas a partir do Programa Escola + Segura.


* Reunião Extraordinária do Fórum Municipal de Educação -  Na próxima segunda-feira, dia 24 de abril às 14 horas, na UPF estará acontecendo um encontro com os representantes do Fórum Municipal de Educação, e algumas entidades do território para pensar e organizar mais ações que venham a contribuir para a segurança das escolas.







Lista completa de contatos: 

https://educapf.org/contatos

Faça parte do grupo exclusivo de professores da rede: http://bit.ly/telegramsme

Acesse as Newsletters anteriores em: https://www.educapf.org/news


MUITAS NOVIDADES ESTÃO POR VIR! Para não perder nenhuma, adicione o número da SME na sua agenda e fique informado/a em tempo real de tudo o que está acontecendo na Rede: 54 99640-7760. Caso você não queira receber informações da Rede em seu WhatsApp, basta excluir o contato da SME do seu celular.


Atenciosamente,

TIME SME


POR DENTRO DA SME: