Newsletter da Rede Municipal de Educação de Passo Fundo - RS

Newsletter SME #11.24 - 12/04/2024

Colegas!

Vocês estão recebendo a newsletter da Rede Municipal de Ensino. 

Este é um informativo que tem por objetivo comunicar nossa rede das atividades, ações e oportunidades de qualificação do serviço que prestamos à comunidade. 

Fique ligado(a)!

EMEF Arlindo de Souza Mattos

A Escola Arlindo de Souza Mattos encerrou as atividades e estudos realizados sobre a dengue com uma ação na comunidade em referência ao Dia D. Na data de 10/04, dois estudantes de cada turma, do 6º ao 9º ano, saíram da escola munidos de panfletos, uma foto ampliada do mosquito e um frasco contendo uma amostra real do mesmo, para visitar as casas próximas e conscientizar os moradores sobre a importância de manter a limpeza dos pátios e evitar acúmulo de água parada. Além disso, mostraram o mosquito e enfatizaram a importância dos cuidados necessários. No turno da tarde, os alunos do 1º ao 5º ano puderam conhecer o mosquito no microscópio. Após conversas e vídeos educativos, os alunos observaram o mosquito em tamanho ampliado, compreendendo melhor a importância de prevenir a proliferação do inseto.

EMEF Romana Gobbi

Nossa escola está engajada no combate ao mosquito da dengue e para o Dia D de Combate à Dengue se preparou com várias atividades. Nos anos iniciais, os alunos receberam a visita das profissionais da UBS Santo Antônio da Pedreira, que mostraram a larva do mosquito, explicaram sobre a doença, seus sintomas e a importância da prevenção. Já nos anos finais, os alunos realizaram pesquisas em Ciências sobre o mosquito e a doença, construíram armadilhas na disciplina de Pensamento Científico, distribuíram folders nas aulas de Cultura Digital e realizaram uma caminhada pelas proximidades da escola para conscientizar a comunidade. Os estudantes também levaram uma réplica do mosquito da Dengue, construída no Laboratório Maker, para mostrar às pessoas. A escola enfatiza que combater a Dengue é responsabilidade de todos e que cada um deve fazer a sua parte.

EMEI Branca de Neve

A EMEI Branca de Neve realizou um trabalho de conscientização contra a Dengue, contando com a presença das agentes de saúde na escola, as quais atuam junto ao Posto que se localiza do Cais São José. As informações de prevenção contra o mosquito da Dengue foram passadas durante a semana anterior e foram colocadas em prática no dia D contra o mosquito da Dengue (10), com uma vistoria no pátio da escola realizada pelas professoras e crianças. Além disso, foram enviados bilhetes com todas as informações para as famílias. 

EMEF Guaracy Barroso Marinho

No dia 10/04/2024, a EMEF Guaracy Barroso Marinho promoveu atividades pedagógicas com os alunos com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do combate ao mosquito da dengue. Foram realizadas ações de limpeza e recolhimento de lixo nas ruas próximas à escola, além da distribuição de cartazes de conscientização para os moradores do bairro. Também foi feita a construção de armadilhas para o mosquito Aedes aegypti, visando contribuir para a prevenção de casos da doença na região.

EMEF Antonino Xavier

Alunos dos anos finais da EMEF Antonino Xavier se engajaram em ações de conscientização para combater o mosquito da dengue. Os estudantes do 6º ao 9º ano criaram panfletos informativos em sala de aula, os quais foram distribuídos na comunidade ao redor da escola. Além disso, os alunos do 6º ano realizaram atividades como desenhos, cartazes e um mural sobre a importância de prevenir a proliferação do mosquito transmissor da doença. Por outro lado, os estudantes do 9º ano confeccionaram armadilhas com garrafas pet, as quais foram instaladas nas imediações da escola com o intuito de observar e estudar a presença do mosquito. Essas ações dos alunos demonstram o envolvimento da comunidade escolar na prevenção da dengue e na promoção da saúde de todos. Além disso, as turmas de 1º, 2º e 3º anos receberam a visita da Agente da Dengue, Patrícia do Cais Vila Luiza, que conversou com os alunos sobre o assunto.

EMEF Frederico Ferri

No Dia D de combate à dengue, os alunos do segundo ano da Escola Frederico Ferri, sob a supervisão da professora Luciana Lago Nazari, participaram de atividades focadas na prevenção da doença. Em uma atividade lúdica, eles construíram um mosquito através de colagens e recortes. Além disso, ao longo do mês, a ESF Mattos visitou a escola para fornecer orientações sobre como prevenir a proliferação do mosquito da dengue. Os alunos do quarto ano foram desafiados a agir como verdadeiros "agentes de combate", limpando locais em suas casas onde o vetor da doença poderia se reproduzir.

EMEI André Zaffari

A EMEI André Zaffari tem realizado ações contínuas de combate ao mosquito da Dengue, devido à alta incidência de casos na região em que estamos localizados. Ensinar às crianças sobre a importância da prevenção da Dengue não apenas as protege, mas também as transforma em multiplicadoras de boas práticas em suas casas e comunidades. No Dia "D" de combate à Dengue, dialogamos com as crianças e reforçamos as medidas necessárias para prevenir a doença. Cada turma fez seu registro coletivo para apresentar as ações realizadas.

EMEI Siloé Rocha Bordignon

Abordar o combate à dengue desde a Educação Infantil é uma estratégia eficaz para cultivar hábitos saudáveis e promover a conscientização desde cedo. Ao ensinar às crianças sobre a importância de eliminar recipientes que acumulam água, como pneus velhos e vasos, e de usar repelente, estamos capacitando a próxima geração a se proteger contra essa doença transmitida por mosquitos. Além disso, ao integrar o tema da dengue às atividades da escola, estamos abordando não apenas uma questão de saúde pública, mas também incentivando a responsabilidade e o cuidado com o meio ambiente, já que a prevenção da dengue também envolve a preservação de espaços livres de água parada. No dia de hoje, as crianças matriculadas nas turmas de pré-escola da EMEI Siloé Rocha Bordignon realizaram um passeio nos quarteirões próximos à escola, entregando panfletos produzidos por eles mesmos, com mensagens de cuidados para combater a dengue. Conforme solicitado, algumas fotos da ação realizada pela escola estão anexadas neste e-mail.

EMEI Abelhinhas

No Dia D de Combate à Dengue, as turmas dos turnos da manhã e da tarde da EMEI Abelhinhas se uniram para realizar diversas atividades educativas. Profissionais de saúde da UBS Nossa Senhora Aparecida estiveram presentes na escola para uma dramatização, ensinando de forma lúdica às crianças os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. As professoras continuaram o trabalho, orientando a produção de cartazes e murais sobre o tema. Todos nós temos a responsabilidade de combater a dengue!

EMEF Zeferino Demétrio Costi

Na manhã do dia 10/04, durante o Dia D de combate à Dengue, os estudantes da EMEF Zeferino Demétrio Costi, do 1º ao 5º ano, tiveram uma experiência muito enriquecedora, repleta de informações e aprendizado com a Agente de Endemias Karina, da Secretaria de Saúde. No período da tarde, houve integração com a comunidade, onde os alunos do 9º ano, com o auxílio do agente de trânsito da Secretaria de Segurança, pararam os carros e distribuíram panfletos e sacolas de lixo com informações sobre o combate à Dengue. A EMEF Zeferino Demétrio Costi está fazendo a sua parte na conscientização e prevenção da Dengue.

EMEF Coronel Sebastião Rocha

No Dia D de conscientização e combate ao mosquito da dengue, a EMEF Coronel Sebastião Rocha promoveu ações baseadas na reflexão da frase: "A dengue não tem espaço em nossa escola". Por meio de trabalhos criativos que destacaram o perigo do mosquito, os alunos participaram de uma enquete respondendo à pergunta: O que é necessário fazer para evitar a proliferação do mosquito da dengue? Dessa forma, surgiram respostas como fechar recipientes que acumulem água e colocar areia, utilizar repelente, manter água com inseticida em casa e na escola, não deixar recipientes com água parada e utilizar raquetes para afastar o mosquito.

EMEF Professora Helena Salton

Foram realizadas diversas ações na comunidade, como a identificação de possíveis focos de dengue, o recolhimento de lixos e a distribuição de panfletos elaborados pelos próprios estudantes. Também foi promovida uma conversa de conscientização com os alunos, os quais levaram o documento do Tema Solidário: 10 minutos contra o Aedes para que as famílias se comprometessem com pequenas ações de combate à Dengue. Por fim, tivemos uma conversa esclarecedora com a Bióloga Taís Kist, que trouxe informações importantes sobre a Dengue e respondeu dúvidas dos estudantes do 4º e 5º ano. 

EMEI Vovó Nelly

A principal atividade realizada pelas crianças e professores da EMEI Vovó Nelly foi uma caminhada pelo bairro, na qual conversaram com os moradores locais e divulgaram materiais informativos sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Além disso, destacaram a importância de mantermos atenção e cuidado constantes para prevenir doenças transmitidas por esse vetor.

EMEI Cantinho Feliz

No dia 10/04/24, nossa escola realizou uma série de ações de combate à Dengue. As crianças realizaram trabalhos de pintura e ajudaram a construir um modelo de mosquito, enquanto os alunos do Pré saíram pelas ruas do bairro distribuindo panfletos de conscientização. Na parte da tarde, os alunos participaram de uma palestra ministrada pelas Agentes Sanitárias e pela presidente do bairro, que trouxeram amostras de larvas e mosquitos. Em seguida, foi exibido um vídeo educativo e realizada uma vistoria no pátio da escola.

EMEI Ursinhos Carinhosos

 No dia de hoje, nossa escola realizou diversas ações relacionadas ao Dia 'D' de Educação contra a Dengue. No Maternal II, foi realizada uma simulação de limpeza no pátio, onde os alunos coletaram o lixo espalhado pela professora e aprenderam sobre a importância de manter o ambiente limpo para evitar a proliferação do mosquito. No Pré I A e B, os alunos criaram um fantoche de mosquito com frases de conscientização para levarem para casa. No Pré II B, após uma roda de conversa, os alunos criaram faixas e se propuseram a fiscalizar os pátios das casas, como fiscais da Dengue. Já no Pré II A, os alunos fizeram viseiras e panfletos para distribuir na vizinhança como carteiros da Dengue. E no Pré II C, foi criado um jogo de memória com ações de prevenção contra a Dengue. Além disso, houve uma caça ao mosquito no pátio, conduzida pelas parceiras da Saúde do Cais Hípica.

EMEF Georgina Rosado

No dia 10 de abril de 2024, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Georgina Rosado promoveu uma série de atividades durante o Dia D de Combate à Dengue. Pela manhã, as professoras Luana Zancanaro Borowski e Ana Carla Vanzetta lideraram as atividades das Estações 1 e 2, com as turmas do 5º ano A e B, 7º e 8º ano. Os alunos foram divididos em equipes mistas e circularam por estações de trabalho utilizando o aplicativo QR code para ler textos jornalísticos e podcasts sobre Dengue, respondendo perguntas desafiadoras que estimularam a curiosidade dos estudantes. Na semana seguinte, os professores darão continuidade e concluirão algumas atividades relacionadas ao Dia D da Dengue. Os alunos do 3º ano B participaram de jogos sobre o mosquito, orientados pela professora Pamela Pol Saraiva. Em aula de artes, os alunos do 1º ano fizeram uma atividade de confecção de um mosquito Aedes aegypti, explorando suas características morfológicas com a professora Rute dos Santos. Uma aluna do 6º ano se fantasiou de mosquito fêmea e, junto com a diretora, conscientizou os estudantes sobre a importância do tema e os cuidados necessários para evitar criadouros em casa. Além disso, os alunos do 3º ano B, com a orientação da professora Kenia Censi, fizeram a construção de um mosquito de sucata durante a aula de artes. Ficou evidente o engajamento dos alunos e o interesse despertado pelas atividades propostas durante o Dia D de Combate à Dengue na EMEF Georgina Rosado.

EMEF Professor Arno Otto Kiehl

As atividades de conscientização sobre as medidas de prevenção contra a proliferação do mosquito transmissor da dengue contaram com o apoio e a participação ativa das enfermeiras do Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro. Todos os professores e alunos se envolveram, gerando momentos de troca e aprendizado enriquecedores.

EMEI Parque do Sol

Na EMEI Parque do Sol, todos participaram ativamente das atividades que visavam conscientizar sobre a importância de pequenas ações para prevenir a propagação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. As crianças desde o berçário até a pré-escola estiveram envolvidas nessas ações, aprendendo sobre a importância da eliminação de possíveis criadouros do mosquito e como se proteger contra a doença.

EMEF Irmã Maria Catarina

Nos últimos dias, a Escola Irmã Maria Catarina tem se dedicado a ações de combate ao mosquito da Dengue, como parte do seu planejamento para o primeiro trimestre. Alunos dos primeiros anos participaram de atividades de confecção de materiais, enquanto os alunos do oitavo e nono anos utilizaram a Sala Maker para desenvolver conteúdos relacionados ao tema. Outras turmas, envolvendo os componentes curriculares como Ciências, Língua Portuguesa, Artes e Inglês, trabalharam de forma interdisciplinar na produção de cartazes para divulgação na escola. Essas iniciativas culminaram no Dia D de Combate à Dengue. 

EMEF Lions Clube Passo Fundo Norte

No Dia D contra a Dengue na EMEF Lions, contamos com a presença da UBS Entre Rios nos turnos da manhã e da tarde. O evento foi resultado do trabalho prévio realizado em sala de aula pelas professoras, com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância da prevenção da dengue.

EMEF Arlindo Luiz Osório

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Luiz Osório elaborou folders, cartazes, desenhos e dicas, e também realizou uma passeata pela comunidade escolar, distribuindo os materiais nas residências. Além disso, os alunos assistiram a vídeos sobre cuidados domésticos e demonstraram grande interesse pela iniciativa.

EMEF Adolfo Camargo

Na EMEF Adolfo Camargo, estão sendo promovidas diversas atividades em relação à prevenção e combate à dengue. Entre as ações já realizadas estão a limpeza no entorno da escola, conversas entre os alunos e a agente de endemias, enfermeiras da UBS Santa Marta, confecção de lapbooks, exibição de vídeos informativos e apresentação de vídeos das ações realizadas pelos alunos. Além disso, estão programadas outras atividades, como uma palestra que será realizada na sexta-feira.

EMEF Adolfo Camargo

Na EMEF Adolfo Camargo, estão sendo promovidas diversas atividades em relação à prevenção e combate à dengue. Entre as ações já realizadas estão a limpeza no entorno da escola, conversas entre os alunos e a agente de endemias, enfermeiras da UBS Santa Marta, confecção de lapbooks, exibição de vídeos informativos e apresentação de vídeos das ações realizadas pelos alunos. Além disso, estão programadas outras atividades, como uma palestra que será realizada na sexta-feira.

EMEF Cohab Secchi

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cohab Secchi, o professor Rodrigo dos Santos ministrou aulas para os estudantes da 7ª série, abordando temas como a diferença entre a vacina japonesa e a brasileira, a importância da prevenção através da vacinação e o funcionamento do vírus, material genético e vetor da doença. Durante as atividades teóricas, o objetivo era ampliar o conhecimento dos alunos sobre as vacinas e sua importância para a saúde pública. A comunidade escolar reuniu-se na prevenção da dengue e no combate ao mosquito transmissor do vírus da doença. É importante ressaltar que pequenas atitudes diárias fazem toda a diferença na prevenção da dengue. Desde a eliminação de água parada em recipientes até a instalação de telas em janelas e portas, cada gesto conta na luta contra esse problema de saúde pública. A Professora Lílian foi responsável pelas atividades desenvolvidas pelas turmas de 7º, 8º e 9º anos.

EMEF Senador Pasqualini

Na EMEF Senador Pasqualini, o professor Rodrigo dos Santos está desenvolvendo um projeto com os alunos da 7ª série que envolve a produção de máscaras do Aedes aegypti. Durante as atividades, são discutidas definições sobre a reprodução do vetor e medidas de profilaxia para combater a disseminação do mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. Essa iniciativa tem como objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância do controle e prevenção dessas doenças, promovendo a educação em saúde na comunidade escolar.

EMEF Fredolino Chimango

EMEI Menino Deus Professor Bandana

Na EMEI Menino Deus Professor Bandana, além das atividades escolares, foram divulgadas duas receitas de repelentes caseiros de alecrim e hortelã, juntamente com dicas de cuidados básicos para eliminar os focos de mosquitos.

EMEI Santa Isabel

Durante a semana de conscientização sobre o combate à dengue, as crianças da EMEI Santa Isabel participaram ativamente da mobilização para reforçar as ações de prevenção da doença. Sob a coordenação da diretora da escola, Bianca Arnold, as atividades realizadas conscientizaram sobre a importância de eliminar os focos do mosquito, envolvendo as crianças e a comunidade escolar nesse combate. Através de vivências lúdicas como contação de histórias e brincadeiras, as crianças aprenderam como podem contribuir para evitar a dengue, mantendo os ambientes limpos para se protegerem, bem como suas famílias e comunidades. Esse trabalho na educação infantil é relevante, já que as crianças podem compartilhar as informações com suas famílias, formando uma rede de conscientização sobre um problema social que diz respeito a todos. Como disse Maria Eduarda, de 5 anos, "O mosquitinho da dengue, esse danado, é muito rápido! Nós precisamos ser mais rápidos que ele para não ficar doente." E essa ação foi de extrema importância, devemos continuar trabalhando em rede, principalmente quando se trata de saúde.

EMEF Dyógenes Martins Pinto

Nesta quarta-feira, dia 10 de abril, a escola fez a culminância do Projeto de Combate à Dengue. Durante a semana foram realizadas atividades de conscientização e mobilização sobre o combate ao mosquito que culminaram no dia D de Combate à Dengue. Nesse dia foi feita uma caminhada pelo bairro com os alunos levando cartazes e brinquedos confeccionados em aula levando uma mensagem de trabalho cooperativo em prol de um objetivo em comum de toda a comunidade.

Lembrem-se que a SME está presente e pronta para auxiliar no que for necessário! Reiteramos que o caminho mais eficiente para qualificar nossa Educação e esclarecer eventuais dúvidas é o diálogo direto!



Lista completa de contatos:  

https://educapf.org/contatos  

Faça parte do grupo exclusivo de professores da rede:  Clique aqui

Acesse as Newsletters anteriores em: https://www.educapf.org/news

 


MUITAS NOVIDADES ESTÃO POR VIR! 

 


Para não perder nenhuma, adicione o número da SME na sua agenda e fique informado/a em tempo real de tudo o que está acontecendo na Rede: 54 99640-7760. 

 


Caso você não queira receber informações da Rede em seu WhatsApp, basta excluir o contato da SME do seu celular.

 


Atenciosamente,

TIME SME


POR DENTRO DA SME: