Newsletter da Rede Municipal de Educação de Passo Fundo - RS

Newsletter SME #08.24 - 25/03/2024

Colegas!

Vocês estão recebendo a newsletter da Rede Municipal de Ensino. 

Este é um informativo que tem por objetivo comunicar nossa rede das atividades, ações e oportunidades de qualificação do serviço que prestamos à comunidade. 

Fique ligado(a)!

Pacote de Obras nas Escolas 

Confira algumas demandas atendidas dessa semana:

EMEI Abelhinhas:
    Placa de Identificação na escola.
EMEI Ari Schaeffer:

    Placa de Identificação na escola.
EMEI Chapeuzinho Vermelho:

    Placa de Identificação na escola.
EMEI Jardim do Sol:  

    Placa de identificação na escola.
EMEI Padre Alcides:

    Instalação do Playground.
EMEI Padre Zezinho:

    Placa de Identificação na escola.
EMEI Rita Sirotsky:

     Fechamento de poço desativado no pátio da escola.
EMEI Sonho Encantado:

    Entrega de brinquedos para sala de aula.
EMEI Santa Luzia:

    Troca da caixa d'água.
EMEF Adolfo Camargo:

    Construção da quadra esportiva de salto em distância.
EMEF Romana Gobbi:

    Entrega de mesas e bancos para o refeitório.
EMEF Urbano Ribas:

    Placa de Identificação na Escola
EMEF Wolmar Salton:

   Realizado poda de árvores;

   Revisado beirais e calhas;

   Realizado cercamento da escola. 

Cyberliga - TÁ CHEGANDO NOVIDADE!   

  Em 2024, a Cyberliga entra na terceira temporada ao lado das escolas no processo de recomposição de aprendizagens e traz novidades. A primeira grande novidade é que haverá 8 treinamentos online, o dobro da quantidade oferecida no ano passado. A segunda é que serão oferecidos os Laboratórios de Superpoderes - dois encontros presenciais no Laboratório Maker da Escola das Profissões - tendo como foco a produção de conteúdo digital gráfico e audiovisual pelos estudantes da rede. E vem mais por aí!!!

Conheça a Cyberliga nos links bit.ly/manual_escola e bit.ly/ativar_cyberliga

Alfabetiza Tchê e a utilização do material didático

  As turmas de 1º e 2º anos de todo o estado do Rio Grando do Sul receberam material didático que fazem parte do Programa de Governo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o qual em nosso estado a proposta é por meio do Alfabetiza Tchê.  Esse material foi elaborado por professores alfabetizadores do estado das redes municipais e estaduais de ensino, tendo também a Nova Escola no processo.  Desde o início do mês as escolas municipais de Passo Fundo estão com acesso ao mesmo e os professores incluindo em seu planejamento para ter mais esse suporte pedagógico no auxílio à alfabetização de nossas crianças, o qual, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deve ocorrer até o término do 2º ano do ensino fundamental, com o objetivo de garantir o direito fundamental de aprender a ler e escrever.   Confira algumas fotos das escolas municipais colocando em uso o material recebido

Reunião on-line I Diretores das EMEIs e das EMEFs

Na data de 20/03, aconteceu o encontro on-line pelo google meet destinado aos diretores.  Acesse a pauta da reunião clicando no link abaixo:

PAUTA  

SME mais Perto

Dando continuidade a ação da Secretaria Municipal de Educação para estar junto às escolas, atendendo as demandas, ouvindo os avanços, os anseios, primando por garantir suporte pedagógico a toda a Rede Municipal de Ensino, nessa semana foram visitadas as seguintes escolas: EMEF Coronel Sebastião Rocha, EMEF Daniel Dipp, EMEF Santa Terezinha e EMEF Osório Cardoso Teixeira.

Visita ao Planetário - Shopping Bella Città

Os alunos foram desafiados a participar de atividades preparatórias antes da visita ao planetário, proporcionando uma excelente oportunidade para uma experiência mais significativa e envolvente, imersiva e multissensorial na visualização dos fenômenos celestes.  Antes da visita, os alunos se envolveram em atividades de pesquisa, adquirindo conhecimentos sobre os conceitos astronômicos que serão explorados durante a visita. Esse preparo prévio enriquece a experiência, pois os alunos já possuem algum entendimento sobre os fenômenos que irão observar.  A visita ao planetário desempenha um papel crucial na formação dos alunos por diversos motivos. Em primeiro lugar, proporciona uma experiência imersiva e interativa que complementa os conceitos aprendidos em sala de aula, permitindo que os alunos visualizem os fenômenos astronômicos de forma realista. Além disso, estimula a curiosidade e o interesse pela ciência e pelo universo, incentivando a exploração e o questionamento. Ao vivenciarem o ambiente do planetário, os alunos têm a oportunidade de assimilar conceitos complexos de forma mais tangível e memorável. Essa experiência prática contribui significativamente para o desenvolvimento do pensamento crítico, da capacidade de observação e da compreensão do mundo ao nosso redor, preparando-os para enfrentar desafios acadêmicos e profissionais futuros.

Combate à Dengue

Os alunos do 1º ano da EMEF São Luiz Gonzaga abraçaram uma missão importante: combater a dengue em seu bairro. Munidos de coragem e determinação, eles saíram às ruas com uma mensagem clara: a prevenção é a melhor arma contra essa doença. Eles sabiam que estavam fazendo mais do que distribuir panfletos; estavam espalhando conhecimento e incentivando a ação.  Após a confecção e ilustração de panfletos e cartazes com as formas de evitar a propagação da doença, esses pequenos heróis percorreram as ruas do bairro, para conscientizar os moradores sobre os perigos da dengue e como podem ajudar a combatê-la. Acompanhados de um aliado especial: um boneco de espuma representando o temido mosquito da dengue. Com suas cores vibrantes e tamanho chamativo, o boneco não só capturava a atenção das pessoas, mas também servia como um símbolo visual do perigo que a dengue representa. Essa iniciativa não apenas demonstrou o comprometimento dos alunos da Escola São Luiz Gonzaga com a saúde pública, mas também mostrou que, mesmo os mais jovens, podem desempenhar um papel crucial na construção de comunidades mais saudáveis e seguras. Com determinação e educação, eles provaram que todos podem ser agentes de mudança no combate à dengue.

Professoras responsáveis pelo projeto - atividade: Etelice Souza da Silva, Rúbia Gregoski, Elisete Chaves, Gisele Pauletto, Lauren e Maria Teresa

Encontro Regional: Diálogo sobre Violência e Bullying nas Escolas

A Promotoria Regional de Educação de Passo Fundo, liderado pelo Promotor de Justiça Regional da Educação de Passo Fundo, JULIO FRANCISCO BALLARDIN,   realizou na tarde do  dia 21 de março, no Centro de Eventos da UPF o Seminário por meio de encontro regional: Diálogo sobre Violência e Bullying nas Escolas.  Durante a tarde, o público presente teve a oportunidade de ouvir as contribuições da psicóloga Débora Irion Bolzan, a qual norteou sua fala dentro do tema “Bullying, violência e responsabilidade: planejamento de ações intersetoriais".  O momento também contou com a contribuição de muito significado da psicóloga escolar de Palmeiras das Missões, Thaís Grossi trazendo o tema “Violência Escolar e Bullying: estratégias práticas da psicologia escolar”.  Todas as escolas da rede municipal foram convidadas a ter seus representantes no evento, servindo estes como multiplicadores da formação em suas unidades escolares.  Importante ressaltar das questões apresentadas na tarde o papel essencial que cada professor tem dentro de sua sala de aula, ao conhecer e entender seus alunos, a necessidade da escola reconhecer quem é a sua rede de apoio para as questões que surgem e que não competem ao pedagógico, o quanto cada professor precisa se apropriar daquilo que realmente lhe compete e a necessidade constante de estudo e atualização, construindo uma nova escola, atendendo a toda diversidade existente nesse espaço. 

Tempo Integral - Anos Iniciais

Nos dias 19 e 20 de março, tivemos o privilégio de visitar as quatro escolas de Tempo Integral, atendendo alunos dos 2º e 5º anos: EMEF Coronel Sebastião Rocha, EMEF Coronel Lolico, EMEF Adolfo Camargo e EMEF Escola do Hoje. Durante a nossa visita, testemunhamos de perto o empenho e a inovação presentes no ambiente educacional. Ficamos encantados com a forma criativa e dinâmica com que as atividades estão sendo conduzidas, proporcionando uma experiência de aprendizado enriquecedora para os estudantes.

Projeto Gênios

O Centro Pós-Covid conta com a Sala de Altas Habilidades Superdotação em parceria com o núcleo da educação especial, através do Projeto Gênios, para estudantes que são encaminhados pelas escolas da rede municipal por possuírem perfil para altas habilidades. Esse serviço contribui para a valorização integral das diferentes habilidades do estudante. Na educação, a teoria das inteligências múltiplas auxilia no entendimento de que cada estudante tem aptidões diferentes. Para que uma criança possa desenvolver esse potencial, é necessário que ela seja estimulada dentro e fora da escola. O Centro oferece esse atendimento para desenvolver o potencial que esse estudante apresenta, ele é atendido em suas necessidades e estimulado a explorar seus talentos a partir de seus interesses.

Escola de Arte e Criatividade Roberto Pirovano Zanatta

No último sábado, dia 23 de março, a comunidade Passo Fundense se reuniu para celebrar a abertura oficial das oficinas da Escola Pública de Arte e Criatividade Roberto Pirovano Zanatta. O evento contou com apresentações artísticas de música e dança, além de exposições que destacam o trabalho dos artistas locais, demonstrando a diversidade cultural da região.

A Escola Pública de Arte e Criatividade Roberto Pirovano Zanatta representa um passo importante na promoção da arte e da cultura na comunidade. Destaca o compromisso de valorizar e promover a arte e a cultura como elementos essenciais para o desenvolvimento humano, onde jovens de 03 a 17 anos das escolas públicas e privadas terão a oportunidade de explorar seu potencial criativo, nutrir sua paixão pela arte e encontrar inspiração para criar um mundo mais belo e harmonioso.

Projeto Ki_da_Hort@

Durante a semana as ações do Ki_da_hort@ continuaram nas turmas do Maternal l até o Pré  ll da EMEI Padre Pergentino, com o auxílio da Diretora Jocelaine Fátima dos Santos, as Professoras Andréia Prigol Rizzi, Andréa da Silva Katzwinkel, Simone Port, Luciana Pase, Tamara Pinto Possebom Rosana Farias Braatz e Claudecira Baldin de Vargas.

O projeto na escola envolve toda a comunidade, incluindo pais, professores e alunos, desde a remoção do mato até o plantio de diferentes tipos de vegetais e flores. Há um foco na educação alimentar, com a intenção de promover hábitos saudáveis e conscientizar sobre a importância dos alimentos sem produtos químicos. A iniciativa busca não apenas melhorar a alimentação, mas também fortalecer os laços entre a escola e as famílias, incentivando a participação de todos em atividades relacionadas à horta, como colheita, preparo de alimentos e eventos comunitários. "Com a participação da comunidade, foi retirado o mato. Um pai trouxe terra, outros familiares colocaram os litros na parede. Um outro pai plantou salada com as crianças.

Uma mãe foi explicando o que era mato e o que não era, a importância de tirar para plantar. Outra mãe plantou suculentas no pátio em vasos na frente da escola. [...] Temos pais que virão na escola falar sobre os benefícios de cada chá, sobre a importância das saladas."ixão pela arte e encontrar inspiração para criar um mundo mais belo e harmonioso.

Na EMEI José Laudário Haupenthal, as crianças vivenciaram a proposta de imersão na horta da escola após a contação da história da obra "O ratinho, o morango vermelho e o grande urso esfomeado", construindo conceitos de partilha, cooperação e divisão com a atividade proposta pela Professora Elenita de Fátima Morel. Além disso, aproveitaram o espaço para plantar morangos, os quais as crianças acompanharão o seu desenvolvimento.

Trilha Maker

A empresa Amado Tecnologia, responsável pela implementação e gestão dos laboratórios makers nas escolas municipais e do FabLab junto a Escola das Profissões, estará ofertando uma trilha de formação voltada para a cultura maker, fabricação digital e o uso dos maquinários como plotter de recorte, impressora 3D e cortadora laser. A formação está dividida em 3 módulos, pensados a partir do grau de complexidade: introdutório, intermediário e avançado. 

Neste momento estão abertas as inscrições apenas para o módulo I, que podem ser realizadas pelo link https://forms.gle/ 4PGrdf9Z3xkrsTsb6 . As oficinas relativas ao módulo I acontecerão durante o mês de abril, às quintas-feiras e na terça-feira do dia 23/04,  das 19h às 22h, no FabLab, na Escola das Profissões. As vagas são limitadas e direcionadas aos professores da Rede Municipal de Ensino. A inscrição refere-se às oficinas de todo o módulo I. Não haverá inscrições por oficina separadamente. Haverá certificação com presença mínima de 75%. As inscrições para os módulos subsequentes serão informadas durante o mês de abril.

Lembrem-se que a SME está presente e pronta para auxiliar no que for necessário! Reiteramos que o caminho mais eficiente para qualificar nossa Educação e esclarecer eventuais dúvidas é o diálogo direto!



Lista completa de contatos:  

https://educapf.org/contatos  

Faça parte do grupo exclusivo de professores da rede:  Clique aqui

Acesse as Newsletters anteriores em: https://www.educapf.org/news

 


MUITAS NOVIDADES ESTÃO POR VIR! 

 


Para não perder nenhuma, adicione o número da SME na sua agenda e fique informado/a em tempo real de tudo o que está acontecendo na Rede: 54 99640-7760. 

 


Caso você não queira receber informações da Rede em seu WhatsApp, basta excluir o contato da SME do seu celular.

 


Atenciosamente,

TIME SME


POR DENTRO DA SME: