Newsletter da Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo - RS

Newsletter SME #04.24 - 27/02/2024

Colegas!

Vocês estão recebendo a newsletter da Rede Municipal de Ensino

Este é um informativo que tem por objetivo comunicar nossa rede das atividades, ações e oportunidades de qualificação do serviço que prestamos à comunidade. 

Fique ligado(a)!

Projeto Ki_da_Hort@ - EMEI Vovó Nelly 

A professora Jéssica Raiter Corrêa junto com seus alunos do Pré II realizaram a manutenção da horta, rega das plantas e utilizaram o biofertilizante líquido na horta. A diretora Giovana  Aparecida Garcia de Assis comenta: findamos o ano de 2023 com muitas expectativas de como estaria a horta da escola no início do próximo ano, já que aquele solo recebeu suas primeiras sementes pela primeira vez. Assim como nós, que precisamos ser cuidadosos e também cuidar do outro, a natureza exige esse mesmo processo, portanto ao retornarmos, a terra havia feito seu trabalho natural de florescer tudo que havia vida. Enquanto as crianças cuidavam da limpeza do espaço, separando as plantas úteis para o consumo e as que iriam sustentar a vida da composteira, no muro ao lado, as abelhas-mirim seguiam seu fluxo natural, atentas às novas cores que habitarão o espaço. O que parecia sem vida e bagunçado, foi tomando forma, dando vez a olhares questionadores, dedinhos curiosos e desejo de degustar os aromas e sabores que restaram. As crianças tiveram a oportunidade de colher e degustar as folhas de alface e dar sabor ao prato com o manjericão. Assim seguimos este ano, acreditando que a terra e a infância são indissociáveis para o currículo na Educação Infantil. 

Combate à dengue 

Os professores da rede municipal realizaram algumas ações para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Na EMEF PROFESSOR ARNO OTTO KIEHL, as professoras Lisete Domingues Branco de Educação Física e Marcela Fernanda Pavoski de Pensamento Científico incentivaram as turmas do 2ºA, 7ºB na busca por locais onde poderiam ter focos do mosquito na comunidade e utilizar repelente. Já na EMEF CORONEL LOLICO a professora Viviane Scandolara ministra as componentes curriculares de Ciências e Pensamento Científico os alunos realizaram observações nos limites da escola em busca de focos do mosquito além da limpeza do espaço.  

Formação para Secretários Escolares I EMEI e EMEF

Na terça-feira à tarde do dia 20/02, aconteceu a Formação destinada aos Secretários Escolares da Rede Municipal de Ensino, no auditório da Faculdade Anhanguera. Elias Burin, responsável pelo Núcleo de Tecnologia Municipal e Luciana Medeiros Coordenadora da RAE passaram as informações do trabalho em 2024 no Sistema de Gestão Escolar, orientações sobre matrículas, vagas, transferências, históricos, encaminhamentos para a RAE, com proceder com os alunos evadidos em 2023, e também informações gerais do Programa Bolsa Família e da Central Municipal de Vagas e Transporte Escolar. Na oportunidade, foram esclarecidas dúvidas das escolas e passadas orientações corretas de casos que surgiram durante a Formação. 

Reunião de alinhamento entre Coordenadoria de Educação/SME e Conselho Tutelar 

No dia 22 de fevereiro, no turno da manhã, os Núcleos da Coordenadoria de Educação/SME se fizeram presentes na Sede do Conselho Tutelar, para um diálogo com os conselheiros que tomaram posse em 10 de janeiro deste ano. Assim, os representantes da Secretaria Municipal de Educação apresentaram como é a dinâmica de trabalho na Rede de Ensino Municipal de cada núcleo: Núcleo de Educação Especial, Núcleo de Educação Infantil, Núcleo do Ensino Fundamental, RAE - Rede de Apoio à Escola e Centro Pós-Covid de Combate à Desigualdade Educacional. Foi um momento de troca e de tirar dúvidas sobre todo o funcionamento da Rede Municipal de Ensino de Passo Fundo, como podemos estreitar nosso relacionamento com o Conselho Tutelar e como proceder em casos específicos da Rede em conjunto. 

SME mais Perto - EMEF Irmã Maria Catarina

Como é de conhecimento de todos, a SME tem como Missão “Garantir suporte pedagógico e de infraestrutura à Rede Municipal de Ensino para a formação de cidadãos críticos, inovadores e capazes de impactar positivamente a sociedade”.  Assim, dentro da premissa de ser “suporte pedagógico”, a  equipe da Coordenadoria de Educação realizou visita de assessoramento na EMEF Irmã Maria Catarina com as professoras 1º anos e a equipe gestora.  Dentro da perspectiva de estar mais próxima das escolas e, também, sendo necessário articular as ações que envolvem o período de alfabetização nas etapas em que nessas encontra-se a meta 5 do Plano Nacional e Municipal de Educação: Alfabetização, o encontro teve como principal objetivo a formação, análise de dados referentes a esse processo na escola e sugestões para auxiliar as demandas da escola.  Cabe destacar que a Rede Municipal de Passo Fundo faz parte do Programa Federal “Criança Alfabetizada”, o qual está diretamente vinculado ao do Governo Federal “Alfabetiza Tchê” e essas ações estão diretamente ligadas.  Para que se possa alcançar essa meta é necessária a participação de todos os envolvidos. “Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno.”  Magda Soares 

Transição da Educação Infantil para Ensino Fundamental  

Compartilhar para acrescentar. Esse foi o trabalho realizado pelas professoras das salas de recursos da educação infantil nesse retorno às aulas de 2024. Foram realizadas visitas pelas professoras das salas de recursos da educação Infantil nas EMEFs onde as crianças que vinham recebendo atendimentos foram inseridas. O objetivo das visitas foi contribuir com a troca de conhecimentos sobre o desenvolvimento do estudante, bem como, contribuir com uma melhor adaptação sua no universo da "escola grande". Prática muito positiva que sem dúvida, qualificou ainda mais a educação dos estudantes, público da Educação especial, na Rede Municipal de Ensino. As Escolas estão sendo muito atenciosas com as profissionais, assim como com as famílias, valorizando esse momento significativo de transição entre a saída da educação infantil e a entrada no ensino fundamental. 

Reunião de acolhimento às mães com a presença do Núcleo de Educação Especial - Professora Arlete Teresinha Nadal Manfroi 

Mais um ano se inicia e junto com ele uma coleção de novos desafios, novas possibilidades e novas expectativas. Foi realizado um momento de troca de informações sobre a rotina da criança, atendimento da sala de recursos e uma fala da representante da SME da Educação Especial. A educação quando realizada em conjunto família x escola se torna um processo mais intenso de aprendizagens. 

Lembrem-se que a SME está presente e pronta para auxiliar no que for necessário! Reiteramos que o caminho mais eficiente para qualificar nossa Educação e esclarecer eventuais dúvidas é o diálogo direto!



Lista completa de contatos:  

https://educapf.org/contatos  

Faça parte do grupo exclusivo de professores da rede:  Clique aqui

Acesse as Newsletters anteriores em: https://www.educapf.org/news

 


MUITAS NOVIDADES ESTÃO POR VIR! 

 


Para não perder nenhuma, adicione o número da SME na sua agenda e fique informado/a em tempo real de tudo o que está acontecendo na Rede: 54 99640-7760. 

 


Caso você não queira receber informações da Rede em seu WhatsApp, basta excluir o contato da SME do seu celular.

 


Atenciosamente,

TIME SME


POR DENTRO DA SME: