Newsletter da Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo - RS

Newsletter SME #14.22 - 13/05/2022

Colegas!


Você está recebendo a newsletter da SME.

Este é um informativo que tem por objetivo comunicar nossa rede das atividades, ações e oportunidades de qualificação do serviço que prestamos à comunidade. Fique ligado(a)!

Os desafios enfrentados pela educação no mundo inteiro por conta da pandemia exigiram um conjunto de ações nunca antes tomadas em ambientes e redes de ensino, públicas, privadas, brasileiras ou estrangeiras. O tempo mostrou que a pior opção seria não propor soluções, mesmo que o desafio fosse novo.


A Secretaria Municipal de Educação, formada por um corpo essencialmente técnico de profissionais ligados à Educação, tem por missão fornecer suporte pedagógico e de infraestrutura para as escolas de nossa rede de ensino para que possamos formar cidadãos críticos, inovadores e capazes de impactar positivamente a sociedade.


Depois de 2 anos, as escolas, em todos os países, voltam a receber em suas salas de aula crianças e adolescentes que apresentam diferentes níveis de aprendizagem, decorrentes do contexto pandêmico. Em Passo Fundo, passados 2 meses da retomada das aulas 100% presenciais e da eleição de novas equipes diretivas, a SME já realizou mais de 12 reuniões com as equipes gestoras - entre momentos com diretores e coordenadores pedagógicos - e mais de 200 visitas de assessoramentos e encontros pedagógico-administrativos nas escolas. No que se refere à infraestrutura, foram mais de 69 intervenções de manutenção em nossas escolas e 16 de melhorias de infraestrutura.


Passado este reinício, é fundamental que se avaliem e qualifiquem os encaminhamentos definidos antes do início do ano letivo, a partir da avaliação e construção conjunta com aqueles que, mais do que ninguém, possuem competência, legitimidade e conhecimento profundo e amplo da realidade de nossas escolas e dos anseios de nossos professores: os diretores!


Neste sentido, no dia 25/04, em um encontro com todos os diretores, foram criadas três comissões compostas por diretores de EMEIs e EMEFs que se voluntariaram espontaneamente e colegas da SME que têm trabalhado nas seguintes frentes: (1) Qualificação das condições de trabalho, (2) Qualificação dos processos administrativos e (3) Nova lei de eleição de diretores. Para que o resultado deste trabalho possa ser colocado em prática o mais breve possível, estamos seguindo a seguinte sistemática:

  • encontros semanais com os grupos durante um mês;

  • criação de um documento com propostas de adequações (primeira versão);

  • apresentação, discussão e qualificação das propostas em dinâmica a ser realizada com as equipes diretivas; (segunda versão);

  • apresentação, discussão e qualificação das propostas em dinâmica a ser realizada nas escolas da rede municipal; (terceira versão);

  • apresentação, discussão e qualificação das propostas em dinâmica a ser realizada com outras organizações ligadas à educação municipal (versão final do documento).


No dia 09/5, seguindo a mesma sistemática, iniciaram-se os encontros de um quarto grupo de trabalho, destinado ao cuidado da saúde dos profissionais de educação da rede. A comissão é composta pela Secretaria de Educação, Secretaria de Administração, Biometria e RH da Prefeitura de Passo Fundo.


Pretende-se que, a partir do segundo semestre de 2022, o resultado do trabalho das comissões seja colocado em prática nas escolas da nossa rede. Destaca-se que o grupo que trata do novo processo de eleições de diretores possui cronograma mais alargado.


Nosso objetivo com estas ações e sistemática é dar mais agilidade ao processo, amplitude à discussão e imparcialidade à solução!


“É melhor deixar o passado para trás e permitir que o presente avance para o futuro”. Douglas Adams


Lembrem-se que a SME está presente e pronta para auxiliar no que for necessário! Reiteramos que o caminho mais eficiente para qualificar nossa Educação e esclarecer eventuais dúvidas é o diálogo direto com a SME!


Lista completa de contatos:

https://educapf.org/contatos

Faça parte do grupo exclusivo de professores da rede: http://bit.ly/telegramsme

Acesse as Newsletters anteriores em: https://www.educapf.org/news


MUITAS NOVIDADES ESTÃO POR VIR! Para não perder nenhuma, adicione o número da SME na sua agenda e fique informado/a em tempo real de tudo o que está acontecendo na Rede: 54 99640-7760. Caso você não queira receber informações da Rede em seu WhatsApp, basta excluir o contato da SME do seu celular.


Atenciosamente,

TIME SME


POR DENTRO DA SME: