Newsletter da Rede Municipal de Educação de Passo Fundo - RS

Newsletter SME #10.24 - 08/04/2024

Colegas!

Vocês estão recebendo a newsletter da Rede Municipal de Ensino. 

Este é um informativo que tem por objetivo comunicar nossa rede das atividades, ações e oportunidades de qualificação do serviço que prestamos à comunidade. 

Fique ligado(a)!

Pacote de Obras nas Escolas 

Confira algumas demandas atendidas dessa semana:

EMEF Dom José Gomes:

- Impermeabilização interna e externa;

- Colocação de algerosas e calhas;

- Prolongamento do telhado da biblioteca da escola;

- Concretagem de piso/calçada externa e canaletas;

- Pintura interna e externa com aplicação de textura na Biblioteca;

- Reforma dos banheiros dos alunos incluindo reforma das divisórias, pintura sintética nos 2 banheiros, recolocação de gesso e colocação de cerâmica na parte inferior das divisórias no banheiro;

- Revisão do beiral com colocação de aluzinco em uma parte para proteção;

- Colocação de tomadas nos banheiros femininos.

EMEF Wolmar Salton:

- Troca de parte das calhas da escola, com saída de PVC;

- Colocação dos canos de PVC para saída d'água em todas as calhas;

- Colocação de calhas novas na lateral externa da escola;

- Colocação de calhas novas no toldo em frente à escola;

- Limpeza das calhas da escola;

- Instalação de duas cisternas;

- Revisão elétrica do ar condicionado na sala de aula;

- Conserto do telhado do banheiro do ginásio, após um incidente de arrombamento e furto neste local. 

- Revisão de todos os beirais da escola, com conserto e pintura.


EMEI Fofão:

- Instalação da lixeira externa

Ki_da_hort@ 

  Durante o mês de março, as atividades foram realizadas em 20 escolas municipais de Passo Fundo para implementação de hortas e compostagem. Aqui estão as atividades em cada tipo de escola:

EMEIs:

EMEI André Zaffari: Manutenção das hortas existentes.

EMEI Cantinho da Ritinha: Preparação do terreno para evitar alagamentos.

EMEI Cantinho Feliz: Reajuste dos canteiros e limpeza.

EMEI Estrela da Manhã: Medição da horta e coleta do adubo líquido das composteiras.

EMEI Geni Araújo Rebeck: Início da horta delimitada com tijolos.

EMEI Nossa Senhora das Graças: Início da horta com a construção de canteiros.

EMEI O Mundo da Criança: Ampliação do espaço de plantio para a comunidade.

EMEI Parque do Sol: Recebimento de caixas para compostagem.

EMEI Raio de Luz: Atividades de manutenção da horta.

EMEI Santa Luzia: Início de canteiros e ampliação da área de plantio.

EMEI Sonho Encantado: Início da horta utilizando a técnica Hugelkultur.

EMEI Osório Cardoso Teixeira: Início da horta utilizando a técnica Hugelkultur.

EMEI Tio Patinhas: Marcação e início da horta.

EMEI Ursinhos Carinhosos: Implantação da composteira.


EMEFs:

EMEF Coronel Lolico: Avaliação da horta em andamento e planejamento para ampliação após reforma.

EMEF Irmã Maria Catarina: Implantação da horta.

EMEF Jardim América: Implantação da horta com auxílio dos alunos.

EMEF Santo Agostinho: Construção de canteiros com a participação dos alunos.

EMEF Zeferino Demétrio Costi: Reimplantação da horta e limpeza dos canteiros.

EMEF Fredolino Chimango: Análise da horta em mandala e do processo de compostagem.


Essas atividades envolveram a participação ativa dos alunos professores e estagiários em diversas etapas do processo de implementação das hortas e compostagem.

Reunião de diretores on-line - EMEI e EMEF

No dia 04/04, houve um encontro através do Google Meet com os diretores das escolas municipais de Passo Fundo. Na ocasião, a pauta abordada incluiu a organização da formação em primeiros socorros conforme a Lei 13722, a formação da Brigada Militar para as EMEFs, a vacinação contra gripe destinada aos profissionais de educação, os horários de funcionamento das escolas, a dispensa de turmas e aulas em dias letivos, o cumprimento do calendário escolar, o compromisso com a rede, a alimentação escolar e as orientações da Nutricionista da Rede, bem como as entregas e demandas do setor administrativo.

Semana de Conscientização do Dia Mundial do Autismo

Dia 02 de abril é considerado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Neste ano, a Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com o Centro Regional de Referência em TEA, Programa TEAcolhe, AUMA (Associação dos Amigos dos Autistas de Passo Fundo) e a EMAU Olga Caetano Dias, realizaram diversas ações entre a comunidade escolar da rede, como forma de intensificar a conscientização em relação a todos os aspectos do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Segue um resumo das ações realizadas:

- 01/04: Participação de pais da AUMA na Reunião Pedagógica da EMEI Padre Zezinho

- 01/04: Participação de pais da AUMA na Reunião Pedagógica da EMEI Vovó Nelly

- 01/04: Participação das profissionais do Programa TEAcolhe na Reunião Pedagógica da EMEI Cantinho da Ritinha

- 01/04: Formação para monitores/estagiários e Profissionais de Apoio da Educação Infantil pelas professoras Lilian da Silveira e Fabiane Luli da EMAU Olga Caetano Dias

- 01/04: Participação das professoras Rosane Loss e Andréia Lorenzatto Sanini da Sala de Recursos na Reunião Pedagógica da EMEI Estrela da Manhã

- 01/04: Participação da professora Ana Carolina Dalla Lana da Silva da sala de recursos na Reunião Pedagógica da EMEI Siloé Rocha Bordignon

- 01/04: Participação da Professora Nalú e Silva do Amaral na Reunião Pedagógica da EMEI André Zaffari

- 02/04: Participação da psiquiatra do Centro Pós-Covid, Joana Beltrame, na Reunião Pedagógica da EMEF Urbano Ribas

- 02/04: Participação das professoras Angeli Liane Gabriel Muller e Michele Ramos do AEE (Atendimento Educacional Especializado) na Reunião Pedagógica da EMEF Antonino Xavier

- 06/04: Festa para os estudantes autistas da rede em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo na Praça ao lado da EMAU Professora Olga Caetano Dias.

Círculo de Construção de Paz

Na última sexta-feira, 05/04, foi realizado o evento "Círculo da Paz", em parceria com o CAPSI, com a presença da coordenadora Desirê Pauletti Hagen e a participação da escola EMEF Urbano Ribas, especificamente a turma do 6º ano. O objetivo do evento foi sensibilizar e acolher os estudantes que possuem TEA - Transtorno do Espectro Autista, com o lema "Conhecer para acolher".

Reunião de Formação da RAE e Bolsa Família

Na tarde de sexta-feira, dia 05 de abril, todas as escolas do município de Passo Fundo se reuniram no Auditório da Atitus Educação para a reunião de Formação da RAE, nova FICAI 4.0 e Bolsa Família.  Durante o encontro, foram discutidas as mudanças no funcionamento da RAE Passo Fundo, a partir da implementação da Nova FICAI 4.0 do MP/RS. Agora, os encaminhamentos para a RAE serão feitos dentro da própria FICAI, após a escola realizar e registrar todas as buscas para o retorno do estudante em situação de infrequência escolar. Caso o estudante não retorne às aulas após as buscas realizadas pela escola, a FICAI é encaminhada para a RAE, que por sua vez encaminha ao Conselho Tutelar, se necessário, e este ao Ministério Público. Além disso, foi abordado o programa Bolsa Família e as condicionalidades nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social. Na Educação, é fundamental que o sistema do Bolsa Família esteja atualizado e que os registros de presença dos professores nos cadernos de chamada estejam de acordo com o sistema de gestão escolar. Destacou-se a importância do registro correto da infrequência, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo programa. Também foi ressaltada a necessidade do Operador da Escola estar ciente de suas responsabilidades e comunicar à RAE sobre casos de infrequência escolar após o preenchimento da FICAI na escola.

SME mais Perto

Iniciativa de proximidade com escolas: Projeto SME mais Perto chega às EMEFs Escola do Hoje e Benoni Rosado, com visitas programadas para outras escolas ao longo da semana.  Lembrando sempre que a educação só é eficaz quando trabalhamos em parceria, unindo esforços e colaborando para proporcionar o melhor ambiente de aprendizado para os nossos alunos.

Reunião de Coordenadores Pedagógicos das EMEIS

No dia 03 de abril, ocorreu a segunda reunião de coordenadores das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), realizada de forma on-line durante o turno da tarde. Na ocasião, foram discutidas e compartilhadas orientações relevantes sobre diversos temas, incluindo o pedagógico da educação infantil, a Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski, e estratégias relacionadas à Educação Especial.  A coordenadora do Núcleo da Educação Especial, Daniela, forneceu orientações e materiais relacionados aos estudos que as escolas deverão realizar em relação à construção do capítulo da Educação Especial na perspectiva da escola inclusiva no Projeto Político-Pedagógico (PPP), bem como estudos para a elaboração do Plano de Ensino Individualizado (PEI) para adaptações pedagógicas aos estudantes com deficiência na rede.

Combate à Dengue - Dia D contra a Dengue

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se tornou um grande problema de saúde pública em várias regiões do mundo, com grande impacto no Brasil. Diante disso, as escolas desempenham um papel fundamental no combate à doença, pois os alunos passam muito tempo nas instituições, o que pode contribuir para a proliferação do mosquito transmissor. Por isso, é importante que as escolas estejam engajadas na prevenção e combate à dengue.  

O Dia de Combate à Dengue nas escolas é uma iniciativa importante para conscientizar os estudantes sobre a importância de adotar medidas preventivas, como eliminar os focos de reprodução do mosquito. Nesse dia, atividades educativas e informativas são realizadas, incluindo palestras com profissionais da saúde e a distribuição de materiais informativos. Dessa forma, os estudantes são conscientizados e se tornam agentes multiplicadores da prevenção.  É fundamental que as escolas se engajem no combate à dengue, promovendo ações educativas e preventivas para proteger a comunidade escolar e contribuir para a redução dos casos da doença. É importante lembrar que a prevenção é a melhor forma de combater a dengue, e é essencial a união de todos nessa luta contra essa doença grave. As escolas municipais, por exemplo, participam do Dia D de combate ao Aedes aegypti em 10 de abril.  Vamos juntos exterminar o mosquito da dengue!

Alimentação escolar nas EMEIS

Uma alimentação adequada também influencia no rendimento escolar, pois crianças bem alimentadas tendem a se concentrar melhor nas atividades e apresentar um desempenho escolar mais satisfatório. Por isso, investir em refeições variadas, coloridas e atrativas é fundamental para garantir o bem-estar e o desenvolvimento pleno das crianças na Educação Infantil. O cuidado com a alimentação escolar é de extrema importância para as crianças da Educação Infantil, pois é nessa fase que os hábitos alimentares estão sendo formados. Uma alimentação saudável e balanceada contribui para o desenvolvimento físico e cognitivo dos pequenos, além de prevenir doenças relacionadas à má nutrição. Para ilustrar o cuidado e dedicação com a alimentação oferecida nas escolas municipais de Passo Fundo, algumas EMEIS compartilharam registros dos momentos das refeições das crianças, demonstrando a criatividade na elaboração desses pratos. Além de preparar os alimentos de forma convencional, as escolas procuram formas inovadoras de apresentá-los, tornando a hora da refeição ainda mais atraente e divertida para as crianças.

Projeto Nacional de Remição pela leitura

Na última sexta-feira, dia 04/04, a Biblioteca Municipal Arno Viuniski participou do lançamento do Projeto Nacional de Remição pela Leitura, em parceria com o Ministério da Justiça, a SUSEPE e o Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico (IPME). Durante o projeto, detentos do regime semi-aberto e aberto (usuários de tornozeleira eletrônica) terão a oportunidade de realizar a leitura de obras literárias em um prazo máximo de 30 dias. Após a leitura, eles farão um registro dos livros, que será avaliado por uma banca. A cada relatório entregue, os detentos poderão remir alguns dias de pena.  Com essa iniciativa, a Biblioteca Municipal reafirma seu compromisso com a promoção da leitura e da cultura em diferentes contextos sociais. Além disso, o projeto contribui para a formação de leitores e destaca o papel da educação e cultura como agentes de transformação social, conforme preconiza a Carta da Cidade Educadora.

Lembrem-se que a SME está presente e pronta para auxiliar no que for necessário! Reiteramos que o caminho mais eficiente para qualificar nossa Educação e esclarecer eventuais dúvidas é o diálogo direto!



Lista completa de contatos:  

https://educapf.org/contatos  

Faça parte do grupo exclusivo de professores da rede:  Clique aqui

Acesse as Newsletters anteriores em: https://www.educapf.org/news

 


MUITAS NOVIDADES ESTÃO POR VIR! 

 


Para não perder nenhuma, adicione o número da SME na sua agenda e fique informado/a em tempo real de tudo o que está acontecendo na Rede: 54 99640-7760. 

 


Caso você não queira receber informações da Rede em seu WhatsApp, basta excluir o contato da SME do seu celular.

 


Atenciosamente,

TIME SME


POR DENTRO DA SME: