Newsletter da Rede Municipal de Educação de Passo Fundo - RS

Newsletter SME #09.24 - 01/04/2024

Colegas!

Vocês estão recebendo a newsletter da Rede Municipal de Ensino. 

Este é um informativo que tem por objetivo comunicar nossa rede das atividades, ações e oportunidades de qualificação do serviço que prestamos à comunidade. 

Fique ligado(a)!

Pacote de Obras nas Escolas 

Confira algumas demandas atendidas dessa semana:

EMEF Frederico Ferri:

Fornecimento de tinta para a pintura da quadra

EMEF Daniel Dipp:

Fornecimento de tinta industrial para a pintura da quadra de esportes

EMEF São Luiz Gonzaga:

Entrega de impressora colorida

EMEF Arlindo Luiz Osório:

Troca da calha entre o refeitório e o Prédio 2 (com dimensões maiores e abas no telhado)

Reforço com mais saídas em PVC do Prédio 1

Revisão dos beirais

EMEI Santa Luzia:

Colocação de caixa d'água de 10.000 litros

Instalação de tubulação nova para conexão da caixa

Colocação de parte do telhado novo (em substituição ao que foi danificado)

Troca e instalação de vistas e beirais

Revisão dos beirais e vistas da escola

Limpeza do local e remoção de entulhos e árvore

Tempo integral EMEI - etapa creche  

  Iniciaram-se os atendimentos em tempo integral nos berçários para três EMEIS da Rede Municipal de Ensino, sendo elas: EMEI Cantinho Feliz, EMEI Fofão e EMEI Parque do Sol. Os bebês foram recebidos com entusiasmo pelas professoras e o período de adaptação foi realizado com muito respeito às singularidades e as necessidades desta faixa etária. Atualmente, as atividades pedagógicas dirigidas estão sendo executadas conforme planejamento, estimulando a autonomia e criação de vínculos significativos. No momento, temos o seguinte número de alunos em cada uma das EMEIS: Parque do Sol = 16 alunos, Cantinho Feliz = 8 alunos, e Fofão = 11 alunos, totalizando 35 crianças.

SME mais Perto

  Seguindo com a proposta de estar mais próximo às escolas, ouvindo e acolhendo as demandas, assim como, os avanços de cada escola da rede municipal, o SME mais Perto aconteceu nas EMEF Santo Agostinho e EMEF Arlindo Luiz Osório.  As visitas seguirão no decorrer da semana, tendo na agenda as seguintes: EMEF Benoni Rosado, EMEF Escola do Hoje e EMEF Georgina Rosado.

Avaliação Diagnóstica das EMEFS

Iniciamos o ano de 2024 com entusiasmo e compromisso renovados, conscientes da importância de embasar e qualificar nosso planejamento educacional. Para isso, estamos dando início ao processo de aplicação da primeira Avaliação Diagnóstica do ano. Esse momento é fundamental, pois permite a coleta de dados essenciais para compreender o desenvolvimento pedagógico dos estudantes da Rede Municipal de Passo Fundo.  Através dessa avaliação, podemos identificar não apenas as áreas em que os alunos estão progredindo, mas também aquelas em que podem precisar de apoio adicional. Com essas informações em mãos, poderemos elaborar estratégias mais eficazes para atender às necessidades individuais de cada aluno, promovendo assim um ensino mais inclusivo e personalizado.  Além disso, a Avaliação Diagnóstica não apenas informa sobre o progresso acadêmico, mas também fornece insights valiosos sobre o impacto de diferentes abordagens pedagógicas e políticas educacionais. Isso nos permite ajustar nossas práticas conforme necessário, garantindo que estejamos sempre avançando na direção de uma educação de qualidade e equitativa para todos os nossos alunos. Vemos este momento como uma oportunidade de reflexão e aprimoramento contínuo. Ao investir na avaliação e no acompanhamento do progresso dos nossos alunos, estamos investindo no futuro deles e no sucesso de nossa comunidade como um todo.

Combate à Dengue

No dia 12/3, os estudantes do 7°, 8° e 9° ano da EMEF Helena Salton , acompanhados pela professora Cassiane de Ciências e Pensamento Científico, promoveram uma atividade de conscientização sobre a prevenção da dengue. Eles percorreram as ruas do bairro, identificando possíveis criadouros de mosquitos transmissores da doença e distribuindo panfletos informativos com orientações sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do vetor e os sintomas da enfermidade. Os materiais foram produzidos durante as aulas de Cultura Digital, ministradas pela professora Aline. Parabéns aos educadores e alunos pela iniciativa! Unidos na luta contra a dengue!

Formação nas EMEIS - Acolhendo com empatia

Na manhã do dia 01 de abril, durante a reunião pedagógica na EMEI Jardim do Sol e EMEI Osório Cardoso Teixeira, a professora Patrícia Guterres abordou a temática: Acolhendo com empatia. Acolher com empatia é mais do que simplesmente ouvir; é reconhecer e validar as emoções e experiências de outra pessoa de forma genuína e compassiva. Antes de acolher o outro com empatia, é fundamental nos acolhermos como seres humanos, praticando a gentileza conosco mesmos e reconhecendo nossos próprios sentimentos e necessidades. Ao nos conectarmos com nossas emoções e compreendermos nossas necessidades, tornamo-nos mais capazes de estender essa mesma compreensão e apoio aos outros. Esse processo de autocompaixão e autoconsciência nos prepara para oferecer um acolhimento genuíno e compassivo aos que nos cercam, criando assim um ciclo positivo de empatia e compreensão mútua.  Foi uma manhã extremamente gratificante, onde pudemos repensar e ressignificar conceitos essenciais para o nosso desenvolvimento pessoal. A reflexão sobre a importância do acolhimento com empatia nos trouxe insights valiosos, permitindo-nos compreender melhor a nós mesmos e aos outros. A troca de experiências e o diálogo enriquecedor contribuíram significativamente para ampliar nossa compreensão e fortalecer nossos laços como comunidade educativa. Ao final, fica o reconhecimento de que investir nesse tipo de reflexão é fundamental não apenas para o ambiente escolar, mas também para o nosso crescimento pessoal e coletivo.

Lembrem-se que a SME está presente e pronta para auxiliar no que for necessário! Reiteramos que o caminho mais eficiente para qualificar nossa Educação e esclarecer eventuais dúvidas é o diálogo direto!



Lista completa de contatos:  

https://educapf.org/contatos  

Faça parte do grupo exclusivo de professores da rede:  Clique aqui

Acesse as Newsletters anteriores em: https://www.educapf.org/news

 


MUITAS NOVIDADES ESTÃO POR VIR! 

 


Para não perder nenhuma, adicione o número da SME na sua agenda e fique informado/a em tempo real de tudo o que está acontecendo na Rede: 54 99640-7760. 

 


Caso você não queira receber informações da Rede em seu WhatsApp, basta excluir o contato da SME do seu celular.

 


Atenciosamente,

TIME SME


POR DENTRO DA SME: