Newsletter da Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo - RS
Newsletter da Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo - RS
No final do ano de 2024, o programa ki_da_hort@ foi reconhecido com o Prêmio Construir Igualdad, concedido pela UNESCO por meio do CIPDH (Centro Internacional para a Promoção dos Direitos Humanos). A premiação tem como objetivo valorizar e divulgar políticas públicas locais na América Latina e no Caribe que promovam a inclusão social, a igualdade e o desenvolvimento sustentável.
No mês de Abril de 2025, recebemos a placa como forma de materialização desta conquista:
Durante o mês de abril fizemos diversas entregas de materiais para as escolas.
Na semana do dia 03 de abril, a Escola Municipal de Educação Infantil Padre Alcides teve seus trabalhos pedagógicos reconhecidos na reportagem da NOVAESCOLA, reportagem a qual abordou o tema “Como trabalhar a temática ambiental na Educação Infantil?”
A publicação reconheceu as iniciativas da escola para o desenvolvimento de atividades sustentáveis e na conscientização ambiental desde os primeiros anos de vida escolar. Dessa forma, as atividades feitas pelas professoras da EMEI Padre Alcides têm trazido destaque pelo uso de práticas inovadoras que integram a preservação do meio ambiente ao cotidiano das crianças, promovendo aprendizados significativos e a formação de cidadãos conscientes.
A notícia reforça a importância da abordagem de questões ecológicas ainda na primeira infância, preparando os alunos para um futuro mais sustentável. A direção da escola comemorou a divulgação do trabalho e reafirmou seu compromisso com uma educação que transforma.
EMEI PADRE ALCIDES
EMEF ANTONINO XAVIER
Na semana do dia 15 de abril, a EMEF Antonino Xavier deu um importante passo na educação ambiental com o projeto 'Frutos da Educação'. Os alunos colocaram as mãozinhas na terra para plantar diversas mudas de árvores frutíferas, criando não apenas um pomar escolar, mas semeando lições que vão muito além da sala de aula.
Uma atividade que permite que os alunos aprendam a cuidar do meio ambiente e a trabalhar em equipe
Mais do que simplesmente o plantio de árvores, esse trabalho é uma semente plantada de valores e conhecimento os quais esses alunos levaram para a vida toda.
A iniciativa promete transformar o espaço escolar em algo que os alunos possam ver o desenvolvimento da planta e, em um futuro momento, possam poder provar dos frutos dessas árvores.
EMEF PADRE JOSÉ DE ANCHIETA
Na semana do dia 10 de abril, a EMEF Padre José de Anchieta juntou-se ao Projeto Ki_da_Hort@. A partir da sua entrada no projeto, realizou com seus alunos de oitavo ano, juntamente da professora de matemática Fernanda e o estágiario de agronomia da SME João Pedro, palestras sobre compostagem, além da montagem das composteiras e junto disso a preparação de canteiros.
A palestras sobre compostagem foi uma apresentação ao tema e as minhoca para os alunos, a fim de aprenderem sobre sustentabilidade e um começo sobre uso de dejetos orgânicos. A partir da palestra sobre a montagem dos kits, foi realizada uma mini competição para estruturação dos kits com os alunos.
Os alunos realizaram com muita empolgação e dedicação a montagem dos canteiros.
EMEI PADRE PARGENTINO DALMAGRO
Na semana do dia 17 de abril, a EMEI Padre Pergentino Dal Magro retomou o projeto Ki_da_Hort@ em sua escola. A escola contou com o apoio da comunidade local na construção dos canteiros. Junto da montagem dos canteiros, a Secretária Municipal de Educação de Passo Fundo, a partir de uma parceria com a STRAPASSON MUDAS, entregou mudas a escola e assim foi realizado o plantio de mudas com seus alunos do Maternal I e duas turminhas de Pré I, totalizando três turmas interagindo com a horta.
EMEI ESTRELA DA MANHÃ
A EMEI Estrela da Manhã retomou o projeto Ki_da_Hort@ em sua escola. A escola contou com o apoio da comunidade escolar na construção dos canteiros. A Família dos alunos Helena e Antônio Cecconelo da Silva do Pré ll B realizou a montagem dos canteiros, podou as árvores e trouxeram terra para preencher os canteiros. A turminha do Pré II, participou de uma mini oficina de plantio com a equipe do Ki_da_Hort@, dessa maneira as crianças puderam ter esse contato com a natureza. Além disso, a cisterna foi devidamente instalada e servirá como uma fonte alternativa de abastecimento de água, contribuindo para a sustentabilidade do projeto.
EMEF LEÃO NUNES DE CASTRO
No dia 25 de março, a EMEF Leão Nunes de Castro promoveu atividades interdisciplinares envolvendo as disciplinas de Ciências, Pensamento Científico e Matemática, com possibilidades de articulação também com a área de Português e Cultura Digital.
O projeto de compostagem desenvolvido pela escola segue em pleno funcionamento. Além disso, a cisterna de captação de água da escola continua operando de maneira eficiente, contribuindo para práticas sustentáveis no ambiente escolar.
EMEF PROFESSORA HELENA SALTON
No dia 05 de maio, a EMEF Professora Helena Salton deu uma oportunidade muito importante para seus alunos: a interação com a natureza. Os alunos, participaram de uma pequena fala sobre montagem de canteiros, uma breve abordagem sobre hugelkultur, que consiste em uma forma sustentável de construção de canteiros, além da montagem de kits de compostagem, onde houve uma interação com as minhocas e uma breve fala sobre o descarte sustentável do resíduo orgânico.
Parabéns escola pela iniciativa!
EMEF COHAB SECCHI
O tempo integral é uma ótima oportunidade para desenvolver atividades que vão além do currículo tradicional. Na EMEF Cohab Secchi, o professor Renato tem aproveitado esse espaço ampliado para trabalhar com os alunos na horta escolar, promovendo uma aprendizagem significativa e conectada com a natureza.
EMEF CORONEL SEBASTIÃO ROCHA
Enquanto isso, na EMEF Coronel Sebastião Rocha, os alunos do tempo integral capricharam na preparação de canteiros em mandala – uma verdadeira obra de arte na horta, além disso, tiveram a presença do estagiário do Ki_da_Hort@, João, que desenvolveu com os alunos e as professoras Márcia e Lucimara um plantio de mudas com os alunos do turno integral, em uma atividade enriquecedora para a valorização ambiental.
EMEF CORONEL LOLICO
A EMEF Coronel Lolico inovou com uma sementeira organizada pelos estudantes. As escolas Professor Arno Otto Kiehl e Arlindo de Souza Mattos também entraram na ação, plantando mudas com muita dedicação.
EMEF PROFESSOR ARNO OTTO KIEHL
EMEF ARLINDO DE SOUZA MATTOS
As escolas de ensino fundamental transformaram-se em verdadeiros canteiros de alegria e aprendizado!
Já no ensino fundamental, a criatividade e o cuidado com o meio ambiente deram o tom. As EMEFs Santo Agostinho, Wolmar Salton e Daniel Dipp renovaram seus canteiros, realizaram plantio de mudas.
EMEF SANTO AGOSTINHO
EMEF WOLMAR SALTON
EMEF DANIEL DIPP
EMEF JARDIM AMÉRICA
A EMEF Jardim América desenvolveu um projeto especial com foco nos sentimentos e afetos, resgatando memórias afetivas ligadas aos cuidados tradicionais oferecidos pelas avós, especialmente por meio dos chás caseiros.
Cada gesto, cada plantinha, mostra o compromisso das nossas escolas com a sustentabilidade e a educação que floresce além da sala de aula. Parabéns a todos os envolvidos por transformarem a teoria em vida e colheita!
EMEF URBANO RIBAS
A EMEF Urbano Ribas promoveu uma ação de plantio de mudas envolvendo os estudantes dos 6º e 7º anos, reforçando o compromisso com a educação ambiental. Paralelamente, a escola retomou suas práticas de compostagem, consolidando-se como um espaço de incentivo à sustentabilidade e ao manejo consciente de resíduos orgânicos.
EMEF ARLINDO LUIZ OSÓRIO
A EMEF Arlindo Luiz Osório realizou diversas atividades voltadas à conscientização ecológica, destacando-se pela ampliação de seus canteiros, a reativação da composteira e o cultivo cuidadoso das plantas da escola. Essas ações promovem a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação ambiental.
EMEF GUARACY BARROSO MARINHO
EMEF Guaracy Barroso Marinho, revitalizando espaços e cultivando parcerias!
Nossos alunos colocaram a mão na massa, e na terra, para revitalizar os canteiros da escola, enchendo-os de vida com o plantio de flores e mudas. Além de transformar o ambiente, essa ação reforçou ainda mais a nossa parceria com a UPF, mostrando que, juntos, podemos construir um futuro mais verde e colaborativo!
Cada gesto, cada plantinha, mostra o compromisso das nossas escolas com a sustentabilidade e a educação que floresce além da sala de aula. Parabéns a todos os envolvidos por transformarem a teoria em vida e colheita!
EMEF ETELVINA ROCHA DURO
A EMEF Etelvina Rocha Duro se destaca por suas iniciativas sustentáveis que combinam criatividade e educação ambiental. Possui um canteiro de chás feito com pneus reciclados e kits de compostagem, ensinando aos alunos sobre a reciclagem de resíduos orgânicos. Seus canteiros diversificados enriquecem o aprendizado, e a escola realiza atividades frequentes que promovem lições sobre sustentabilidade, trabalho em equipe e cuidado com o meio ambiente, semeando consciência ecológica diariamente.
EMEF SÃO LUIZ GONZAGA
A EMEF São Luiz Gonzaga está promovendo um ambiente escolar sustentável com a participação dos alunos, criando canteiros e uma sementeira para acompanhar o ciclo das plantas. A escola utiliza cisternas para irrigação e kits de compostagem para transformar resíduos orgânicos em adubo. Esses projetos enriquecem o aprendizado sobre preservação ambiental e consumo responsável, tornando a escola uma referência em educação ambiental e demonstrando que pequenas ações podem gerar grandes mudanças no futuro.
Na última semana de abril, as escolas da rede municipal deram um show de sustentabilidade!
Na EMEI Ursinhos Carinhosos e na EMEI Cantinho da Ritinha, as crianças colocaram a mão na terra e plantaram mudas, dando os primeiros passos para cuidar do meio ambiente.
As crianças da EMEI Cantinho da Ritinha vivenciaram uma experiência incrível: Plantaram amendoim, cuidaram, colheram e transformaram em um delicioso bolo para ser partilhado na páscoa!!
EMEI CANTINHO DA RITINHA
Leia o QR Code e confira o vídeo do Projeto "Mãzinhas na Terra”
Leia o QR Code e confira o vídeo prodzido pela escola
EMEI URSINHOS CARINHOSOS
As escolas da nossa rede transformaram-se em verdadeiros canteiros de alegria e aprendizado!
As crianças da educação infantil das escolas Parque do Sol, André Zaffari e Sonho Encantado colocaram a mão na terra e fizeram brotar novas vidas, plantando mudas e reativando com entusiasmo as hortas em suas unidades. Foi um momento mágico de conexão com a natureza!
EMEI SONHO ENCANTADO
EMEI ANDRÉ ZAFFARI
EMEI PARQUE DO SOL
O contato com a natureza é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças. Ele proporciona experiências sensoriais, estimula a curiosidade, melhora a concentração, reduz o estresse e incentiva a atividade física. Um dos modos mais eficazes de promover esse contato é por meio do cuidado com a horta escolar, que ensina valores importantes de forma prática e divertida.
EMEI GENY ARAÚJO REBECHI
EMEI SANTA LUZIA
EMEI TOQUINHO DE GENTE
A EMEI Toquinho de Gente desenvolve diversas práticas que promovem o contato das crianças com a natureza. A escola mantém uma horta cultivada com o cuidado dos próprios alunos, que participam ativamente da semeadura e dos cuidados com as plantas. Além disso, utiliza a água da cisterna para irrigar a horta, incentivando o uso consciente dos recursos naturais e reforçando a importância da sustentabilidade no cotidiano escolar.
Leia o QR Code e confira o vídeo no instagram da escola
EMEI MENINO DEUS
A EMEI Menino Deus desenvolve atividades voltadas à conscientização ambiental desde os primeiros anos da infância. Recentemente, realizou o plantio de mudas com as crianças, promovendo o contato direto com a natureza e incentivando o cuidado com o meio ambiente. Além disso, a escola mantém um espaço dedicado ao cultivo de chás, estimulando o conhecimento sobre plantas medicinais e seus usos no dia a dia. Uma das práticas diárias da instituição é a utilização da citronela para a produção de repelente natural, reforçando hábitos sustentáveis e saudáveis entre os alunos e a comunidade escolar.
EMEI ARI SCHAEFFER
A EMEI Ari Schaeffer realizou o plantio de mudas com seus pequenos em uma experiência divertida. Essas experiência reforçam valores como respeito à natureza e sustentabilidade, estimulando também a linguagem e a convivência em grupo.
EMEI SANTA ISABEL
EMEI Santa Isabel promove educação ambiental com atividade sobre compostagem.
A partir da proposta pedagógica da escola, a EMEI Santa Isabel realizou uma atividade de educação ambiental que envolveu as crianças em uma vivência prática e lúdica sobre sustentabilidade.
As crianças tiveram a oportunidade de compreender sobre o funcionamento e cuidado com as composteiras, acompanhando de perto o processo de transformação de resíduos orgânicos em adubo natural.
Durante a experiência, os pequenos observaram as minhocas em ação e aprenderam sobre seu papel fundamental na decomposição da matéria orgânica e na fertilização do solo. A curiosidade foi despertada de forma divertida e educativa, reforçando a importância do cuidado com o meio ambiente, a partir da contação da história "A minhoca dorminhoca", que contextualizou de forma acessível e envolvente a relevância da compostagem e do respeito à natureza. Além de promover o aprendizado ambiental, a proposta também estimulou a linguagem oral, a escuta atenta e a socialização. A EMEI Santa Isabel acredita que incluir as crianças desde cedo em atividades que envolvem o cuidado com o planeta é essencial para formar cidadãos mais conscientes, críticos e participativos. Afinal, são elas as protagonistas de um amanhã mais sustentável.
INTERSETORIALIDADE
Ao alinhar-se ao conceito de Cidades Educadoras, o Ki da Horta reforça que a educação não se restringe às salas de aula: ela floresce quando as ruas, os serviços públicos e as relações com o meio ambiente se tornam espaços de aprendizagem mútua.
A intersetorialidade, nesse contexto, é mais que uma estratégia, é um ato político de reconhecer que a sustentabilidade se constrói com muitas mãos, regada pelo diálogo entre diferentes saberes e setores.
Nesse sentido, a Secretaria de Educação (SME) está estreitando laços e contando com a colaboração de diferentes secretarias:
SMO (Secretaria Municipal de Obras)
STSG (Secretaria de Transportes e Serviços Gerais)
SMAM (Secretaria de Meio Ambiente)
Assim, o Ki_da_Hort@ floresce não apenas nas escolas, mas na relação entre poder público e sociedade, mostrando que, quando os setores caminham juntos, os frutos são sempre mais nutritivos para todos.
POR DENTRO DA SME: