Newsletter da Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo - RS
Newsletter da Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo - RS
Formação por quadrantes para professores
O Núcleo de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação está conduzindo um processo de reestruturação das etapas de ensino, com a proposta de organização em dois modelos específicos de atendimento: as EMEIs de tempo regular (abrangendo creche e pré-escola) e as escolas de turno integral (creche). Essa proposta tem como objetivo promover uma distribuição mais equitativa e apoiar uma transição cuidadosa e gradual das unidades escolares para o modelo de ensino em tempo integral.
Dentro deste conceito que vêm se formando, estamos potencializando as especificidades de cada faixa etária, direcionando ações para os profissionais da primeiríssima infância - etapa creche, e também ofertando momentos de estudo para os professores da pré-escola.
Como parte desse movimento de fortalecimento da rede, no dia 05 de maio realizamos a primeira formação por quadrante, com encontros formativos organizados de forma específica para cada etapa. As escolas que atuaram como polos acolheram os (as) profissionais com escuta, cuidado e partilha, contribuindo para o fortalecimento coletivo do trabalho educativo.
TEMPO INTEGRAL:
Local: Emei Prof. Darcísio Staudt
Apoio: Emei Uno a Uno
QUADRANTE 1
ETAPA CRECHE
Local: Emei Geny Araújo Rebechi
Apoio: Emei Pe. Pergentino
ETAPA PRÉ-ESCOLA
Local: Emei Criança Feliz
Apoio: Emei José Antônio Falcão
QUADRANTE 2
ETAPA CRECHE
Local: Emei Estrela da Manhã
Apoio: Emei Osório Cardoso Teixeira
ETAPA PRÉ-ESCOLA
Local: Emei Sonho Encantado
Apoio: Emei Margarida
QUADRANTE 3
ETAPA CRECHE
Local: Emei José Laudário Haupenthal
Apoio: Emei Maria Elizabeth
ETAPA PRÉ-ESCOLA
Local: Emei Cantinho da Ritinha
Apoio: Emei Toquinho de Gente
QUADRANTE 4
ETAPA CRECHE
Local: Emei Menino Deus
Apoio: Emei Abelhinhas/Emei Santa Luzia
ETAPA PRÉ-ESCOLA
Local: Emei Parque do Sol
Apoio: Emei Fadinha
Na formação realizada, tivemos a oportunidade de refletir com profundidade sobre o tema “TERRITÓRIO MUNICIPAL COMO PROTETOR DO ENCANTAMENTO DAS INFÂNCIAS”. As reflexões foram conduzidas a partir do Documento Orientador do Território Municipal de Passo Fundo, ancorando os estudos nos campos de experiências e nos objetivos de aprendizagem previstos para cada etapa.
As escolas de tempo integral aprofundaram seus estudos inspiradas nos princípios de Emmi Pikler, destacando a importância de criar espaços de referência, que acolhem, transmitem segurança e convidam à exploração livre e significativa. Esses ambientes não apenas favorecem o brincar e a descoberta, mas também reconhecem o valor do tempo e da iniciativa de cada criança.
Na etapa creche e integral, os estudos se voltaram para propostas que nutrem o encantamento e a curiosidade das crianças bem pequenas. Aprofundamos práticas como os cestos de tesouros, bandejas de experimentação e espaços de referência, compreendendo como cada elemento pode se tornar um convite à descoberta, ao toque, ao olhar atento e ao respeito pelos ritmos individuais.
Na pré-escola, o encontro foi marcado por um momento rico de trocas de saberes, movido pela frase de Paulo Freire: “A alfabetização é mais, muito mais, do que ler e escrever. É a habilidade de ler o mundo”, com escuta sensível e diálogo construtivo entre educadores . Dentre as experiências compartilhadas, destacaram-se o ateliê das pedras, o cantinho da leitura e os momentos com jogos matemáticos, propostas pensadas a partir da escuta atenta das crianças e do compromisso com uma aprendizagem que respeita seus modos de ser e estar no mundo.
Leia o QR CODE acima para conferir um vídeo das formações
Foi um encontro tecido com afeto, significado e compromisso coletivo com uma educação que acolhe, inspira e transforma, mantendo vivo o encantamento das infâncias e o compromisso ético com o seu bem-estar e desenvolvimento integral.
Formação para Monitores e Auxiliares de Educação Infantil
Durante a formação voltada para auxiliares e monitores da Educação Infantil, foi abordada a relevância de alinhar as práticas do cotidiano da sala de referência com a concepção integrada de cuidar e educar, reforçando que esses dois verbos não podem mais ser pensados de forma separada. Discutiu-se que, na etapa da creche, é fundamental compreender que o ato de cuidar também educa, e que o educar se dá também pelo cuidado, sendo esse o alicerce de uma prática pedagógica significativa.
Além disso, destacou-se a importância dos espaços, dos materiais e das materialidades oferecidas às crianças, enfatizando que o principal objetivo da Educação Infantil é proporcionar vivências e explorações ricas e diversificadas. Nesse contexto, foi ressaltado que materiais plásticos são pobres em materialidade e que, por isso, devem ser substituídos ou complementados por materiais naturais e variados, como ocorre no brincar heurístico, que convida a criança a explorar, manipular e experimentar, favorecendo um desenvolvimento mais integral e sensível, como se espera em uma escola de qualidade.
Aproveitamos a oportunidade para convidar a todos para o 🌈Dia "D" Brincar🌈 Será um evento gratuito em comemoração a Semana Mundial do Brincar, com a temática: “Proteger o encantamento das infâncias.”
Teremos diversas oficinas, brincadeiras e apresentações artísticas para todas as crianças da cidade. Pedimos que nos ajudem na divulgação, e que venham conosco celebrar a infância!
📍PARQUE DA GARE
📆24/05/25
⏰14h às 17h
POR DENTRO DA SME: