Newsletter da Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo - RS

Newsletter SME #02.24 - 09/02/2024

Colegas!

Vocês estão recebendo a newsletter da Rede Municipal de Ensino. 

Este é um informativo que tem por objetivo comunicar nossa rede das atividades, ações e oportunidades de qualificação do serviço que prestamos à comunidade. 

Fique ligado(a)!

Início das Aulas nas Escolas Municipais

Nesta quarta-feira, dia 14/02, iniciou o ano letivo nas escolas municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental.  Os professores, junto com as equipes gestoras e demais profissionais das escolas, se prepararam muito para esse dia.  Nossas crianças e adolescentes trazem vida para nossas escolas. Que esse momento de encontro, acolhida, adaptação, aprendizado seja a ressignificação de valores pessoais, sociais e educacionais de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

A secretaria deseja a todos um excelente ano letivo! 

Abertura do Ano Letivo 2024 para Profissionais da Educação 

Com o início de mais um ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação, comprometida com as transformações e inovações das práticas pedagógicas, organizou seu cronograma de Formação Continuada com o tema “Conectando Saberes l Formação para Professores do Século XXI”, visando o aperfeiçoamento constante dos professores da rede, acreditando que o desafio de educar se concretiza efetivamente por meio de um trabalho coletivo e participativo

No século XXI, a intersecção entre educação, tecnologia e inovação tem sido fundamental na transformação do ambiente educacional e na preparação dos alunos para os desafios do mundo moderno. Professores desempenham um papel vital nesse contexto, atuando como facilitadores do aprendizado e impulsionadores do progresso tecnológico. Em um mundo onde a tecnologia está constantemente evoluindo, os professores do século XXI assumem o papel de guias, ajudando os alunos a navegarem pelo vasto oceano de informações e ferramentas digitais disponíveis. Eles reconhecem a importância de integrar as tecnologias emergentes ao currículo, capacitando os alunos a desenvolverem habilidades relevantes para o mercado de trabalho e para a vida cotidiana. 

Esses professores são catalisadores de inovação, incentivando a criatividade, a experimentação e o pensamento crítico. Eles estimulam os alunos a explorarem novas ideias, a questionarem o status quo e a buscarem soluções para os desafios complexos enfrentados pela sociedade. Ao promoverem uma cultura de inovação, os professores inspiram os alunos a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades e no mundo em geral. Assim, a palestra de abertura, que teve o Sebrae como parceiro, foi ministrada por Gil Giardelli, renomado futurista e especialista em inovação digital,  trazendo a palestra intitulada “O Futuro inteligente além da inovação”.

Giardelli trouxe insights cruciais sobre como as novas tecnologias, especialmente a Inteligência Artificial, estão moldando não apenas o panorama da educação, mas também a sociedade como um todo. Ele destacou a importância de os educadores estarem preparados para navegar nesse novo cenário, onde dados e IA desempenham papéis cada vez mais significativos. A palestra foi complementada pela oficina disponibilizada pelo Sebrae e que trouxe a aplicabilidade da Inteligência Artificial (IA) na sala de aula. Foi um momento significativo de escuta, reflexão e aprendizagem.

Formação para os Professores da Rede Municipal

Nos dias 06 e 07 de fevereiro, os professores da Rede Municipal de Passo Fundo estiveram reunidos para a Semana Pedagógica de 2024.

Na busca constante da qualidade e excelência da educação pública, os educadores municipais vêm se aprimorando em áreas inovadoras, como Planejamento Baseado em Dados, Inteligência Artificial (IA), “Mão na massa” nos Laboratórios Makers e O acolhimento, por meio da organização dos espaços e intencionalidade pedagógica na Educação Infantil. Este movimento reflete um compromisso crescente com práticas pedagógicas modernas e sensíveis às necessidades das crianças e adolescentes nas diferentes etapas de aprendizado.  Participaram desta oficina um representante de cada EMEF. Este professor se responsabilizará em propagar o conhecimento construído com os demais colegas de escola. 


O Planejamento Baseado em Dados, uma abordagem que tem ganhado destaque em diversos setores, incluindo a educação, enfatiza a análise criteriosa de informações para direcionar as estratégias de ensino. A Me. Luciane Chyczy, através da editora FTD, foi a pessoa convidada para fazer essa reflexão. Neste contexto, os educadores exploraram métodos para coletar e interpretar dados sobre o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, a fim de personalizar suas abordagens pedagógicas. Link da formação: https://www.youtube.com/watch?v=NvAM1uf1kiI&t=26s

Da mesma forma, a formação “Mão na massa” realizada pelo Amado Maker, trouxe a experiência de realizar uma oficina com atividades práticas, exemplificando um universo de possibilidades que podemos criar com os educandos. 

Um aspecto igualmente importante abordado durante a formação foi o Acolhimento, organização dos espaços e intencionalidade pedagógica na Educação Infantil, mediado pela Me. Tamires Goulart, que trabalhou a importância do ambiente emocional e social para o desenvolvimento infantil, os educadores exploraram estratégias para criar espaços inclusivos, promover a empatia e lidar com questões emocionais de forma sensível e eficaz. Link da formação: https://www.youtube.com/watch?v=6S4r3vwIoic&t=74s

Posse dos novos Professores

A data de 05/02 foi marcada pelo ingresso de 65 novos professores do ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino de Passo Fundo.  Destes, 56 são para as turmas de anos iniciais e 09 para as turmas de anos finais.  Nossa Rede se alegra muito pela chegada desses colegas.  Sejam bem-vindos!

Formação e recepção para funcionários terceirizados  

No dia 31 de janeiro, no auditório da Faculdade Anhanguera de Passo Fundo, foi realizado um treinamento especial para os funcionários terceirizados que estarão atuando nas escolas municipais de Passo Fundo. Além desses profissionais, já está ocorrendo a contratação de cozinheiras para compor a equipe a partir do dia 14.  Desejamos a todos boas-vindas à Rede Municipal de Ensino de Passo Fundo.

Salas de Recursos das EMEIs

No dia 07/02 às professoras de Sala de Recursos das EMEIs se reuniram para planejar o ano de 2024. Uma das pautas foi a organização da agenda para visitar as EMEFs dos estudantes que estavam em acompanhamento em 2023 e que estão ingressando no Ensino Fundamental, auxiliando nessa transição, contribuindo com a família, o estudante e a escola. Outra questão importante abordada no encontro foi a abertura da nova Sala de Recursos na EMEI André Zaffari que neste ano completa a quinta sala de recursos da rede, vindo a contribuir com a qualificação do atendimento às crianças da Educação Infantil com deficiência ou atrasos no desenvolvimento. Assim, os polos de atendimentos com salas de recursos destinadas a atendimentos às crianças da educação infantil são: EMEI Criança Feliz, EMEI Siloé Rocha Bordignon, EMEI Nossa Senhora das Graças, EMEI José Laudário Haupenthal e EMEI André Zaffari. 

Encontro on-line com Coordenadores Pedagógicos das EMEFs

No dia 07/2 realizamos a primeira reunião como os coordenadores pedagógicos das EMEFs.  Teve como objetivo repassar orientações e realizar os encaminhamentos necessários para o início do ano letivo. Momento para garantir que todos na equipe estejam alinhados e preparados para enfrentar os desafios do novo ano escolar. Estabelecer uma comunicação clara e compartilhar as diretrizes pedagógicas ajuda a criar um ambiente propício para o sucesso dos alunos e da equipe educacional.

Início das Aulas nas Escolas Municipais

No dia 14/02, iniciou o ano letivo nas escolas municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental.  Os professores, junto com as equipes gestoras e demais profissionais das escolas, se preparam muito para esse dia.  Nossas crianças e adolescentes trazem vida para nossas escolas. Que esse momento de encontro, acolhida, adaptação, aprendizado seja a ressignificação de valores pessoais, sociais e educacionais de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Um excelente ano letivo!

Conhecendo as Coordenadorias da SME  

A Secretaria Municipal de Educação é composta por quatro coordenadorias.  Acesse o link para conhecer quem faz parte de cada coordenadoria, saber as atribuições e ter os contatos.  CLIQUE AQUI.

Lembrem-se que a SME está presente e pronta para auxiliar no que for necessário! Reiteramos que o caminho mais eficiente para qualificar nossa Educação e esclarecer eventuais dúvidas é o diálogo direto!



Lista completa de contatos:  

https://educapf.org/contatos  

Faça parte do grupo exclusivo de professores da rede:  Clique aqui

Acesse as Newsletters anteriores em: https://www.educapf.org/news

 


MUITAS NOVIDADES ESTÃO POR VIR! 

 


Para não perder nenhuma, adicione o número da SME na sua agenda e fique informado/a em tempo real de tudo o que está acontecendo na Rede: 54 99640-7760. 

 


Caso você não queira receber informações da Rede em seu WhatsApp, basta excluir o contato da SME do seu celular.

 


Atenciosamente,

TIME SME


POR DENTRO DA SME: