Newsletter da Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo - RS

Newsletter SME #05.24 - 04/03/2024

Colegas!

Vocês estão recebendo a newsletter da Rede Municipal de Ensino. 

Este é um informativo que tem por objetivo comunicar nossa rede das atividades, ações e oportunidades de qualificação do serviço que prestamos à comunidade. 

Fique ligado(a)!

Pacote de Obras nas Escolas 


Uma importante solicitação da comunidade realizada neste ano foi a remoção do transformador das EMEFS Daniel Dipp e São Luiz Gonzaga. Este transformador estava localizado dentro das instalações escolares e apresentava um risco para alunos e professores. Tratava-se de uma demanda antiga que necessitava de autorização da empresa de energia elétrica, cujo despacho foi concedido após várias tratativas feitas pela Secretaria Municipal de Educação.

Esta semana ainda foi entregue a ordem de serviço que autoriza a obra do ginásio da      EMEF Coronel Lolico.

Confira algumas demandas atendidas dessa semana:

EMEF Arlindo Luiz Osório:

- Limpeza das calhas do refeitório e adição de mais calhas de PVC;

- Levantamento do telhado e colocação de caibros novos;

- Manutenção e limpeza dos beirais e pintura dos mesmos;

- Limpeza da calha do prédio frontal da escola;

- Conserto de goteiras no ginásio.

EMEF Georgina Rosado

- Entrega e instalação de ar condicionado;

- Entrega e instalação dos armários de cozinha.

EMEF Lions Clube Passo Fundo Norte:

- Entrega e instalação de ar condicionado;

- Entrega e instalação dos armários de cozinha.

EMEF Antonino Xavier:

- Entrega de móveis para a biblioteca da escola.

Inauguração EMEI Parque do Sol

A Prefeitura de Passo Fundo convida toda a comunidade escolar para a inauguração da EMEI Parque do Sol

Data: 06/03/2024

Hora: 9h

Local:Rua João Bonadeski, 33, Loteamento Parque do Sol

Venha celebrar conosco esse momento especial para nossa comunidade!

Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: Alfabetiza Tchê

O Compromisso Nacional foi criado pelo Decreto presidencial nº 11.556 de 12 de junho de 2023.  Tem como finalidade apoiar estados e municípios, fortalecendo suas iniciativas de alfabetização para garantir que até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, os estudantes estejam alfabetizados e a recomposição das aprendizagens até o final do 5ºano. No Rio Grande do Sul, 490 municípios aderiram ao Programa (98,6%).  (Fonte:MEC- 04/12/2023) Passo Fundo faz parte! Assim, o Alfabetiza Tchê é o Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada no Rio Grande do Sul.  Entre tantas ações que esse programa está e estará desenvolvendo, destaca-se na semana o recebimento dos materiais didáticos entregues pela equipe da 7ªCRE para a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo, ocorrida na data de 27/02, no Centro de Eventos da UPF. 

Alfabetiza Tchê I Material didático

O Material Didático Complementar (MDC) foi adaptado pela SEDUC e UNDIME e disponibilizado em formato digital em setembro de 2023 para toda a rede pública no site da SEDUC, na aba do Alfabetiza Tchê. Neste momento, o material elaborado pela Associação Nova Escola foi entregue às escolas municipais.  Importante destacar que o material destina-se aos estudantes e professores das turmas de 1º e 2º anos e já estão disponíveis para a utilização. 

Formação para orientadores educacionais, vice-diretores e professores de sala de recursos

Na quinta-feira dia 29/02, a Coordenadoria de Educação esteve em Formação com os Orientadores Educacionais e Vice-diretores das EMEFs,  juntamente com as Professoras de Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal De Ensino. Se fez presente na Formação a Secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMCAS), Elenir Chapuis, para conversar com os professores sobre todo o funcionamento da Semcas e serviços ofertados à população e encaminhamentos, também respondeu às dúvidas dos professores e escolas. Após foram apresentados os Orientadores de 2024 da Rede de Apoio à Escola (RAE), Núcleo de Educação Especial,  Centro Pós-Covid de Combate à Desigualdade Educacional e setor de Estágios da Prefeitura, responsável pela contratação de estagiários e profissional de apoio, os quais atuam no serviço de monitoria para as crianças e adolescentes que necessitam de auxílio para alimentação, higiene e locomoção. Foram sanadas diversas dúvidas, dadas as orientações necessárias para casos específicos e acatamos a sugestão das escolas em estreitar o relacionamento com os CRAS no território, portanto já foi agendado reunião com as Coordenadoras dos 4 CRAS no próximo dia 7 com a RAE para montar um plano de ação para 2024.

Combate à Dengue - EMEF Guaracy Barroso Marinho

Na EMEF Guaracy Barroso Marinho, a luta contra a dengue está em pleno vigor! Nas turmas do 7º ano, os estudantes mergulharam no método científico ao criar armadilhas para capturar o mosquito transmissor da doença. Começaram com uma análise da armadilha pronta, discutiram possíveis funcionamentos e, em seguida, colocaram suas ideias à prova construindo as próprias armadilhas. Nas próximas aulas, eles trarão suas criações para análise dos resultados, buscando confirmar suas hipóteses.


Além disso, os alunos do 6º ao 9º ano se engajaram na conscientização sobre a dengue, produzindo cartazes informativos. Com esse esforço conjunto, visam não apenas evitar a proliferação do mosquito, mas também compreender os sintomas e formas de tratamento da doença.

Parabéns às professoras Rosicler Dal Paz Consul e Karine de Freitas dos Santos pela iniciativa e pelo comprometimento com a saúde e o bem-estar da comunidade escolar! 

Tempo Integral I ANOS INICIAIS

Na próxima semana iniciarão as atividades em tempo integral nas EMEFs: Adolfo Camargo, Coronel Lolico, Coronel Sebastião Rocha e Escola do Hoje.  O atendimento acontecerá três turnos por semana, no horário inverso em que os estudantes frequentam o ensino regular.  O mesmo destina-se às turmas de 2º e 5º anos, considerando a consolidação do processo de Alfabetização que deve se dar até o final do 2º ano do ensino fundamental e a transição do 5º para o 6º ano.  A proposta será por meio de oficinas pedagógicas, ministradas por professores efetivos da Rede Municipal de Ensino, trazendo no currículo: Comunicação e Expressão (Arte, Música, Leitura), Alfabetização Matemática, Desenvolvimento Psicomotor e Fundamentos dos Esportes, Vivenciando o Empreendedorismo, Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Atletismo e Ginástica, Iniciação à Pesquisa, Leitura e Produção Textual, Experiências Matemáticas / Jogos / raciocínio.  De acordo com as etapas de ensino. Para auxiliar e acompanhar esse momento nas escolas, a Coordenação do Núcleo de Ensino Fundamental realizou visita nas quatro escolas.

Escola Pública de Arte e Criatividade Roberto Pirovano Zanatta - Inscrições 2024

Se você é apaixonado por música, dança, teatro, literatura e artes visuais em suas mais variadas formas de expressão, aproveite a oportunidade e faça parte dessa jornada criativa.

As inscrições estarão abertas de 1° a 16 de março, e serão realizadas presencialmente na sede da escola, localizada na Praça Antonino Xavier, em frente ao Hospital de Clínicas. Estaremos disponíveis para atendê-los das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Para a inscrição na oficina é necessário a apresentação do CPF do estudante e de seu responsável.

Lembrem-se que a SME está presente e pronta para auxiliar no que for necessário! Reiteramos que o caminho mais eficiente para qualificar nossa Educação e esclarecer eventuais dúvidas é o diálogo direto!



Lista completa de contatos:  

https://educapf.org/contatos  

Faça parte do grupo exclusivo de professores da rede:  Clique aqui

Acesse as Newsletters anteriores em: https://www.educapf.org/news

 


MUITAS NOVIDADES ESTÃO POR VIR! 

 


Para não perder nenhuma, adicione o número da SME na sua agenda e fique informado/a em tempo real de tudo o que está acontecendo na Rede: 54 99640-7760. 

 


Caso você não queira receber informações da Rede em seu WhatsApp, basta excluir o contato da SME do seu celular.

 


Atenciosamente,

TIME SME


POR DENTRO DA SME: