Newsletter da Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo - RS

Newsletter SME #38.23 - 30/10/2023

Colegas!

Vocês estão recebendo a newsletter da SME. 

Este é um informativo que tem por objetivo comunicar nossa rede das atividades, ações e oportunidades de qualificação do serviço que prestamos à comunidade. 

Fique ligado(a)!

Equipes diretivas de quatro escolas municipais estiveram, na última semana, em São Paulo para visitar a sede do Google e também no Rio de Janeiro, passando por inúmeros locais que são modelos de aprendizagem e inovação.

Por meio da Missão, as gestoras das escolas de Educação Infantil Vovó Nelly e Abelhinhas e das escolas de Ensino Fundamental Senador Pasqualini e Padre José de Anchieta  tiveram a oportunidade de conhecer algumas das iniciativas mais notáveis do cenário educacional brasileiro.

Dentre elas, destacam-se as ferramentas Google, que têm dado suporte a muitas ações da Rede Municipal de Ensino de Passo Fundo, processo que iniciou durante a pandemia e segue sendo ampliado e qualificado. No local, nossas professoras puderam conhecer recursos de Inteligência Artificial que serão utilizados na Rede em 2024 para a recuperação de aprendizagem.

O Google também registrou que Passo Fundo é uma das cidades brasileiras que se destacam no uso criativo de tecnologias.

No Rio de Janeiro, a viagem possibilitou a visitação dos seguintes locais:

MultiRio: a Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio de Janeiro, para conhecer de perto suas ações e produções. A MultiRio é reconhecida por seu compromisso em pesquisar linguagens e formatos inovadores, explorar tecnologias avançadas no conteúdo curricular, criar recursos de aprendizado e oferecer formação aos profissionais da educação; Biblioteca Nacional: com sua rica história de mais de 200 anos, representa uma verdadeira instituição cultural do Brasil, anterior à própria Independência do país, destacando a importância do conhecimento e da cultura na formação da nação; Museu do Amanhã: oferece uma jornada intrigante para o futuro, provocando reflexões profundas sobre as grandes questões da humanidade. O museu inspira uma visão de como poderemos moldar os próximos 50 anos; Casa Firjan: espaço que desdobra as temáticas da inovação, futuro e nova economia em formatos variados. Lá, as professoras passaram também por uma oficina de Cultura Maker nos Laboratórios Makers; Ginásio Educacional Tecnológico (GET) Pedro Ernesto: representa um modelo inovador de ensino público no Brasil. Ancorado na tecnologia e na mentalidade "maker", esse ginásio oferece uma educação de qualidade, integrada ao mundo contemporâneo. Nas atividades, os alunos são incentivados a desenvolver habilidades práticas e criativas, preparando-se para os desafios do século XXI. Essa abordagem colaborativa coloca o estudante no centro do processo educacional. Nesta visita, as professoras ainda puderam ver na prática alguns dos materiais produzidos pela MultiRio. A Missão Educação do Futuro prepara nova edição para 2024.













Lista completa de contatos: 

https://educapf.org/contatos

Faça parte do grupo exclusivo de professores da rede: http://bit.ly/telegramsme

Acesse as Newsletters anteriores em: https://www.educapf.org/news


MUITAS NOVIDADES ESTÃO POR VIR! Para não perder nenhuma, adicione o número da SME na sua agenda e fique informado/a em tempo real de tudo o que está acontecendo na Rede: 54 99640-7760. Caso você não queira receber informações da Rede em seu WhatsApp, basta excluir o contato da SME do seu celular.


Atenciosamente,

TIME SME


POR DENTRO DA SME: