Newsletter da Rede Municipal de Educação de Passo Fundo - RS

Newsletter SME #07.24 - 18/03/2024

Colegas!

Vocês estão recebendo a newsletter da Rede Municipal de Ensino. 

Este é um informativo que tem por objetivo comunicar nossa rede das atividades, ações e oportunidades de qualificação do serviço que prestamos à comunidade. 

Fique ligado(a)!

Pacote de Obras nas Escolas 


Confira algumas demandas atendidas dessa semana:
EMEI Cantinho da Ritinha:
- Troca de calha na frente da escola (com dimensões maiores e mais saídas utilizando canos de PVC);
- Reforma de rede elétrica para a colocação de aparelhos de ar condicionado.

EMEI José Laudário Haunpenthal:
- Reforma das paredes com aplicação de cerâmica no lavatório e área de serviço;
- Ajuste de fechaduras em três portas de vidro;
- Reforma de rede elétrica para suportar aparelhos de ar condicionado;
- Instalação de bebedouro completo.


EMEF Arlindo Luiz Osório:
- Reforma do refeitório;
- Troca de caibros no refeitório;
- Remoção e limpeza das calhas, com a instalação de canos de PVC de 100 mm para auxiliar na drenagem;
- Reforma dos beirais e suas respectivas coberturas;
- Pintura de todos os beirais e coberturas em toda a escola;
- Fechamento de uma cratera na saída do ginásio;
- Reparo do teto do refeitório;

- Escavação de vala ao lado do ginásio.


EMEI Sonho Encantado:
- Pintura da grade de entrada da escola;
- Reparo e substituição dos beirais de PVC;
- Reparo e substituição do telhado dos solários por aluzinco;
- Pintura externa da escola;
- Pintura dos banheiros, sala dos professores e impermeabilização;
- Reparo no corredor com instalação de cerâmica.

Cheque-livro

Lembrete Importante aos Professores!

O Cheque Livro caracteriza-se por ser uma política pública de promoção à leitura, por meio da qual professores efetivos da Prefeitura têm direito a subsídios para aquisição de livros. Desta forma, para utilizar o Cheque Livro, o professor poderá adquirir uma obra na livraria de sua preferência, com sede em Passo Fundo. Para aproveitar o benefício do 

Cheque Livro, aqui estão algumas informações relevantes:

1. Encontre o formulário necessário para solicitação no Portal da Prefeitura.

2. Entregue sua nota fiscal dentro de 30 dias da emissão para garantir o                                ressarcimento. 

3. A nota fiscal deve ser de Passo Fundo e emitida com seu CPF para validação.

4. Envie por e-mail para financeirosme@edu.pmpf.rs.gov.br e aguarde a confirmação.

Lembre-se: é possível receber um Cheque Livro a cada quadrimestre por CPF. O valor a ser percebido é de R$ 50,00 a cada quadrimestre, para cada professor, os quais não serão cumulativos, totalizando o valor de R$ 150,00 ao ano.

Dúvidas? Entre em contato pelo telefone (54)3316-7184.

Aproveite essa oportunidade de enriquecer sua biblioteca pessoal!

Formação de Diretores “Educação Inclusiva”, com Vanessa Freitas

“Educação Inclusiva se faz em rede”, assim iniciou-se a tarde do dia 11/03 de formação destinada aos diretores das escolas municipais de educação infantil e de ensino fundamental de Passo Fundo, a qual contou com a formadora Vanessa Freitas da empresa de consultoria pedagógica de Porto Alegre, Bah Educação.  Entre os assuntos tratados pela Professora Vanessa, destacam-se a importância do compartilhamento de boas práticas que acontecem dentro da rede no que se refere ao tema trabalhado, inspirando os demais colegas, a necessidade de se estudar o comportamento humano, a atuação do gestor no processo de inclusão de todos os envolvidos, sendo a criança ou o adolescente de responsabilidades de toda comunidade escolar, independente do setor ou tipo de trabalho que realiza dentro da escola, sobre acessibilidade curricular, a qual refere-se a tudo que auxilie no acesso de todos à escola, desde a entrada no portão.  A Professora Vanessa Freitas também enfatizou que é preciso ter planejamento estratégico para a qualificação do trabalho que é realizado, podendo assim a equipe da escola trabalhar em ações preventivas para o melhor andamento das atividades escolares.  Com certeza, esse tema necessita de muita atenção, dedicação e sensibilidade por parte de toda comunidade escolar para que a escola possa ser o lugar para todos! Conheça o trabalho da Bah Educação por meio de sua página no instagram: @baheducacao30

Reunião de Coordenadores do Ensino Fundamental

Na manhã do dia 12 de abril, ocorreu o primeiro encontro presencial de Formação Continuada, destinado aos coordenadores pedagógicos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da Rede Municipal de Passo Fundo. Este evento representou um momento de grande valor para o aprimoramento profissional.  O tema central abordado foi "Indicadores da Rede Municipal de Ensino", evidenciando a relevância da avaliação diagnóstica como uma ferramenta fundamental de apoio pedagógico, conforme destacado pelo Secretário de Educação Adriano Canabarro Teixeira. A professora Rosimar Serena Siqueira Esquinsani discutiu a importância dos dados, enquanto o professor Daniel Phul demonstrou de forma prática como utilizar a plataforma da avaliação diagnóstica da rede municipal. Para encerrar, a professora Raquel Araci Dal Forno Casagrande abordou as habilidades essenciais que permeiam o currículo e se interligam diretamente.  Além das apresentações, os coordenadores desfrutaram de momentos valiosos de integração e troca de experiências, aspectos cruciais para o fortalecimento do grupo e o desenvolvimento coletivo.

Reunião de Coordenadores de Educação Infantil

Na quarta-feira dia 13 de março, ocorreu a primeira reunião das Coordenadoras da Educação Infantil do Município.  A palavra do dia foi acolhimento, e entre tantas demandas a serem tratadas por este grupo, destacam-se a relevância do suporte pedagógico oferecido aos professores, e a importância de praticar a escuta ativa e olhar atentamente para as necessidades da equipe. Também foram repassadas as orientações para a aplicação da Avaliação Diagnóstica que inicia  dia 18 de março para as turmas de maternal II, pré I e pré II.

Escola de Vida

Com o retorno do ano letivo as atividades da Classe Hospitalar Escola de Vida, escola  esta que funciona junto ao Centro Oncológico Infantojuvenil do Hospital São Vicente de Paulo , em parceria com a Prefeitura Municipal de Passo Fundo, retomou seus atendimentos aos estudantes em tratamento oncológico. A escola, que existe desde o ano de 2016, tendo duas professoras efetivas da rede municipal de ensino de Passo Fundo atuando no atendimento pedagógico a todas as crianças e adolescentes, seguindo as orientações da Lei nº 9.394/1996 em seu art. 80º -   O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada e Art. 4ºA -  É assegurado atendimento educacional, durante o período de internação, ao aluno da educação básica internado para tratamento de saúde em regime hospitalar ou domiciliar por tempo prolongado, conforme dispuser o Poder Público em regulamento, na esfera de sua competência federativa. A escola atende atualmente 73 estudantes matriculados da Educação Infantil ao Ensino Médio, das redes municipais, estaduais e privadas de ensino de 56 municípios pertencentes aos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O principal objetivo do projeto é proporcionar a continuidade ao processo de desenvolvimento e aprendizagem, contribuindo para seu vínculo, retorno e reintegração ao convívio escolar.

Combate à Dengue

A EMEF Dyógenes Martins Pinto está engajada na luta contra a Dengue! A professora Cleomar Terezinha Barbosa da Silva, responsável pelas turmas do 6º ao 9º ano desenvolveu um projeto para conscientizar os alunos sobre a importância da prevenção da doença.

Conscientização para todos:

Manhã: Ações sobre "Pensamento Científico" para os alunos do 6º e 7º anTarde: 6º, 7º, 8º e 9º ano: Palestras e debates sobre a Dengue.

7º ano (uma turma): Ação prática com coleta de lixo no pátio da escola e produção de cartazes educativos.

Aprendendo na prática:

A coleta de lixo conscientizou os alunos sobre a importância de manter o ambiente escolar limpo e livre de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A produção de cartazes estimulou a criatividade e o senso crítico dos alunos, que expressaram seus conhecimentos sobre a Dengue de forma artística.

Engajamento e resultados:

A iniciativa foi um sucesso! Os alunos se mostraram interessados e engajados nas atividades.

A escola espera que o projeto contribua para a redução dos casos de Dengue na comunidade.

Projeto Ki_da_Hort@

EMEI Ursinhos Carinhosos

A EMEI Ursinhos Carinhosos deu início ao seu Projeto Ki_da_Hort@, estabelecendo uma parceria com a Secretaria de Educação. No estágio inicial, o professor Juliano, foi recebido na instituição para compartilhar seus conhecimentos e orientar sobre a manutenção da composteira. Durante essa etapa, as crianças foram introduzidas ao processo e à relevância da compostagem, enquanto Juliano também ofereceu suporte às professoras na elaboração e preparação dos canteiros. O projeto tem sido marcado por uma significativa troca de conhecimentos e cooperação. Dentro da escola, os alunos deram início ao plantio de hortaliças e ervas para chás, proporcionando uma etapa repleta de descobertas e momentos de diversão.


EMEF Guaracy Barroso Marinho

Já na EMEF Guaracy Barroso Marinho, todas as caixas das composteiras foram preenchidas com resíduos orgânicos provenientes da merenda escolar.  Por meio de uma colaboração efetiva entre alunos, professores e equipe administrativa, a escola demonstrou seu compromisso com a redução de resíduos e a promoção da compostagem como prática ambientalmente responsável.

SME Mais Perto

Diante da missão em garantir suporte pedagógico e de infraestrutura às escolas da Rede Municipal de Ensino, a equipe da Secretaria Municipal de Educação busca estar cada vez mais próxima das escolas, para atender e contribuir com o andamento das demandas que se apresentam.  Nesta semana, destacam-se as visitas realizadas nas EMEFs Frederico Ferri, Wolmar Salton, Santo Antônio e nas EMEIs André Zaffari, Vovó Nelly e O Mundo da Criança.  

Escola em Tempo Integral - Anos Iniciais

No dia 5 de março, iniciaram-se as atividades em período integral, destinado aos anos iniciais, em quatro escolas da Rede Municipal de Passo Fundo: EMEF Adolfo Camargo, EMEF Coronel Sebastião Rocha, EMEF Escola do Hoje e EMEF Coronel Lolico. Os alunos dos 2º e 5º anos estão participando de uma variedade de oficinas e atividades pedagógicas, todas alinhadas com o Documento Orientador do Território de Passo Fundo. As equipes gestoras e os professores estão dedicados ao sucesso dessa proposta.

Lembrem-se que a SME está presente e pronta para auxiliar no que for necessário! Reiteramos que o caminho mais eficiente para qualificar nossa Educação e esclarecer eventuais dúvidas é o diálogo direto!



Lista completa de contatos:  

https://educapf.org/contatos  

Faça parte do grupo exclusivo de professores da rede:  Clique aqui

Acesse as Newsletters anteriores em: https://www.educapf.org/news

 


MUITAS NOVIDADES ESTÃO POR VIR! 

 


Para não perder nenhuma, adicione o número da SME na sua agenda e fique informado/a em tempo real de tudo o que está acontecendo na Rede: 54 99640-7760. 

 


Caso você não queira receber informações da Rede em seu WhatsApp, basta excluir o contato da SME do seu celular.

 


Atenciosamente,

TIME SME


POR DENTRO DA SME: