Newsletter da Rede Municipal de Educação de Passo Fundo - RS

Newsletter SME #06.24 - 11/03/2024

Colegas!

Vocês estão recebendo a newsletter da Rede Municipal de Ensino. 

Este é um informativo que tem por objetivo comunicar nossa rede das atividades, ações e oportunidades de qualificação do serviço que prestamos à comunidade. 

Fique ligado(a)!

Pacote de Obras nas Escolas 


Confira algumas demandas atendidas dessa semana:
EMEI Chapeuzinho Vermelho:
- Cozinha e Serviço: Instalação de divisórias com portões e porta na sala dos professores;
- Refeitório: Mudança de uma divisória para ampliar o espaço;
- Sala de Aula e Corredor: Duplicação da parede para melhor isolamento acústico.
Pintura: Cozinha (portas), divisórias (porta de entrada), parquinho (duplagem) e corredores;
-Banheiros: Troca de vasos grandes por pequenos, instalação de pias pequenas, trocador com chuveiros para banho e ducha especial para banho das crianças;
Outros: Instalação de porta divisória, revisão e trava de tomadas e recolhimento de descartes.

EMEI André Zaffari:
- Solário: Impermeabilização completa, colocação de mantas nas laterais para proteção contra intempéries, pintura com tinta emborrachada para maior resistência e segurança.
- Sala Psicomotricidade: Impermeabilização ao redor do pilar pré-moldado para evitar infiltrações, reparo do teto de gesso danificado,Pintura parcial para renovar o ambiente, conserto de canalização para garantir o bom fluxo de água, conserto de gesso no canto para um acabamento impecável.
- Sala de aula número 8: Instalação de teto de gesso para melhor acústica e conforto térmico.

EMEF Santo Agostinho:
- Troca do telhado na parte da escada;
- Instalação de calha no telhado novo;
- Lavagem do telhado (frente);
- Troca de telhas que foram quebradas:
- Pinturas: Parede ao redor da escada, corredor de entrada, saída das quadras e fachada de entrada
- Eletricidade: Troca do quadro de comando elétrico, troca de lâmpadas para LED:
- Limpeza da caixa de gordura.


Inauguração EMEI Parque do Sol 

Na manhã desta quarta-feira (06), a comunidade do bairro Parque do Sol, em Passo Fundo, celebrou a tão esperada inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Parque do Sol. A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, educadores, pais e alunos, com capacidade para atender mais de 200 crianças de berçário ao jardim II.

Projeto Alfaletrando

 No dia 28/02 damos início ao Projeto Alfaletrando que será realizado em parceria com a SME (Núcleo de Educação Especial) e a APAE, com reunião de apresentação das atividades aos pais dos estudantes.  O Projeto visa promover situações de ensino-aprendizagem que  fortaleçam o processo de alfabetização e letramento dos estudantes com deficiência intelectual, reconhecendo a indissociabilidade entre a apropriação do sistema alfabético de escrita e o uso desse sistema no contexto social contribuindo para uma formação funcional.

Funcionamento: o projeto será oferecido nas dependências da APAE de Passo Fundo, uma vez por semana na modalidade de turno inverso nas sextas-feiras.

Avaliação Diagnóstica da Educação Infantil

Na terça-feira, dia 27/02, às professoras da sala de recursos da Educação Infantil, em colaboração com o núcleo pedagógico, reuniram-se para revisar e aprimorar a Avaliação Diagnóstica/2024, garantindo que esteja alinhado com as necessidades e realidade das crianças. Esse trabalho em conjunto reflete o compromisso da Secretaria de Educação em fornecer uma avaliação abrangente e precisa, que respeite os direitos de aprendizagem : conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se, levando em considerações os eixos estruturantes: interações e brincadeiras, dentro dos campos de experiências. Na próxima reunião dos coordenadores pedagógicos, agendada para o dia 13 de março, o Núcleo de Educação Infantil terá como foco orientar e repassar informações sobre a aplicação da Avaliação Diagnóstica que está programada para ser aplicada 18/03 a 12/04, abrangendo as turmas de Maternal II, Pré I e Pré II.

Visita da SME da cidade de Marau ao Centro Pós-covid de Combate à Desigualdade Educacional

No dia 07 de março esteve visitando o Centro Pós-Covid a equipe multiprofissional do Centro Municipal de Atendimento Especializado- CEMAE de Marau RS.  A proposta da visita foi conhecer o projeto do Centro, bem como espaço físico, objetivos, público alvo e metodologia de atendimento . Consideramos de extrema importância esses momentos que se configuram em trocas de informações, de conhecimentos que se tornam mais significativos quando compartilhados e reforça a importância do nosso trabalho. Agradecemos esse momento que também é de formação à equipe multiprofissional de Marau por ter referência no Centro Pós-Covid de Combate à Desigualdade Educacional.

Combate à Dengue

As escolas municipais estão envolvidas em ações para conscientizar e auxiliar na prevenção, evitando a proliferação do mosquito da dengue.  Mas precisamos assumir juntos esta luta contra a dengue e colocar estes cuidados em prática nas residências e também nas escolas.  É necessário eliminar água armazenada que pode se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.  Cada um precisa fazer a sua parte!

Profissionais do Futuro 2024 começam suas atividades

No dia 26/02, iniciaram-se as aulas do Programa Profissionais do Futuro, na sede da Escola das Profissões! O programa atende os alunos que participaram do Hackathon Cidade Educadora no ano de 2023 e promove um curso de TEMPO INTEGRAL com atividades voltadas ao desenvolvimento de habilidades para o futuro, em quatro pilares principais: comunicação multilíngue, tecnologias inovadoras, projetos makers e habilidades do mundo do trabalho. As aulas acontecem três vezes por semana, durante todo o ano letivo. 

Formação na perspectiva da escola inclusiva - Professores Sala de Recursos

Na manhã do dia 11/03, os professores que atuam nas Salas de Recursos (AEE - Atendimento Educacional Especializado) das escolas municipais participaram de um momento de formação na Casa Santa Cruz com a Professora Vanessa Freitas da Bah Educação de Porto Alegre.  Foram realizadas abordagens significativas para a prática inclusiva no ensino regular, onde esse professor é a âncora fundamental para a efetiva prática do acolhimento à diversidade.


Lembrem-se que a SME está presente e pronta para auxiliar no que for necessário! Reiteramos que o caminho mais eficiente para qualificar nossa Educação e esclarecer eventuais dúvidas é o diálogo direto!



Lista completa de contatos:  

https://educapf.org/contatos  

Faça parte do grupo exclusivo de professores da rede:  Clique aqui

Acesse as Newsletters anteriores em: https://www.educapf.org/news

 


MUITAS NOVIDADES ESTÃO POR VIR! 

 


Para não perder nenhuma, adicione o número da SME na sua agenda e fique informado/a em tempo real de tudo o que está acontecendo na Rede: 54 99640-7760. 

 


Caso você não queira receber informações da Rede em seu WhatsApp, basta excluir o contato da SME do seu celular.

 


Atenciosamente,

TIME SME


POR DENTRO DA SME: