Proporcionar uma missão de estudo e intercâmbio cultural a partir de uma viagem à [CIDADE A SER REVELADA].
Todos os estudantes e professores dos 7º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino estarão automaticamente participando do processo. A seleção dos alunos será realizada a partir de duas fases, abaixo descritas.
A Missão será composta por 05 estudantes, 05 responsáveis (um por estudante), 05 representantes municipais da Cidade Educadora e 06 professores da Rede Municipal de Ensino de Passo Fundo que representem a competência, o comprometimento e o esforço da educação pública municipal em criar condições formativas diferenciadas para as crianças e jovens do município.
Serão selecionados um/a professor/a e um/a estudante de cada área do conhecimento do 7º ano das Escolas Municipais, a saber: Ciências Humanas, Ciências Naturais, Matemática e Linguagens. Também contemplará a Direção, Coordenação Pedagógica e o Estudante do 7º ano da melhor escola com o desempenho no processo de gamificação entre as EMEFs, indicado como "Aluno TOtB: Pensador Fora da Caixa!" por meio de colegiado formado pela direção, coordenação, professores e funcionários conforme orientador enviado às escolas.
Em caso de empate entre alunos, será utilizado como critério de desempate a maior nota obtida no Hackthon da área na qual o aluno está concorrendo. Em caso de novo empate, será utilizado a Nota obtida pelo aluno na Fase 1, conforme a Área de conhecimento na qual este estiver concorrendo.
Caso subsista o empate após a aplicação de todos os critérios acima, será realizado sorteio entre os potenciais candidatos. Havendo a desistência ou impossibilidade em participar da missão dos primeiros colocados nas áreas descritas acima, as vagas serão ofertadas aos próximos da listagem de classificação.
Em caso de empate entre alunos, será utilizado como critério de desempate a maior nota obtida no Hackthon da área na qual o aluno está concorrendo. Em caso de novo empate, será utilizado a maior nota da média dos 2 trimestres do Componente Cultura Digital - para as áreas de Linguagens e Ciências Humanas e para as áreas de Ciências Naturais e Matemática, utilizar-se-á a nota do Componente de Pensamento Científico.
Caso subsista o empate após a aplicação de todos os critérios acima, será realizado sorteio entre os potenciais candidatos. Havendo a desistência ou impossibilidade em participar da missão dos primeiros colocados nas áreas descritas acima, as vagas serão ofertadas aos próximos da listagem de classificação.
Os estudantes serão condicionados ao atendimento dos seguintes critérios:
Não ter sido reprovado no ano anterior ao processo seletivo
Ter sido aprovado dentro do limite de vagas em processo seletivo de caráter eliminatório e classificatório
Não possuir faltas não justificadas no ano de 2026;
Ter sido autorizado a participar do Programa por seus responsáveis e/ou representantes legais, caso o aluno não seja maior de idade;
Deverá produzir e entregar o vídeo dentro do prazo estabelecido.
Haja se submetido a processo regular de concessão de visto, conforme as normas de cada país destinatário
Os professores serão indicados pelos estudantes ganhadores, ficando condicionado ao atendimento dos seguintes critérios:
Ter a titularidade na turma do estudante ganhador;
Ser da mesma área na qual o estudante realizou o Hackathon;
Não possuir faltas não justificadas no ano de 2025;
Não estar em estágio probatório (caso o professor tenha duas matrículas e, ao menos uma, fora do estágio probatório, poderá ser indicado);
Não ter recebido advertência;
Não possuir Processo Administrativo Disciplinar tramitando;
Manutenção das documentações pedagógicas em dia (sistema e plano de trabalho);
Ao menos uma participação nas formações não obrigatórias;
Não tenha gozado mais de 180 dias de licença para tratamento de saúde (conforme Artigo 10 da Lei Complementar 204/2008);
Não ter gozado licença-prêmio ou interesse no ano de 2025.
Obs: Obs: o objetivo destes dois últimos critérios busca privilegiar os professores que tenham estabelecido laços mais duradouros com os estudantes.
Além disso, os professores selecionados para participar da Missão assumem o compromisso de, junto com a Equipe Organizadora, auxiliar na preparação dos alunos, bem como na participação em atividades, oficinas e encontros preparatórios que antecederem a viagem.
OBS: Caso o professor indicado pelo estudante não se encaixe nos critérios acima, o aluno deverá indicar outro professor que estará submetido aos mesmos critérios.
Data limite para envio dos vídeos dos alunos classificados nas 4 áreas em cada escola: 11/11/2024
Avaliação dos vídeos produzidos pelos alunos: 11 a 22/11/2024
Término da segunda fase e divulgação dos resultados finais: 29/11/2024
Reunião com estudantes, responsáveis e professores selecionados e autorização dos responsáveis: 03/12/2024
Encaminhamento dos passaportes: 03/12/2024
Realização da missão: Abril 2025
OBS: Os elementos aqui expostos poderão sofrer alterações a qualquer momento! As regras oficiais irão junto com o e-mail oficial de convocação do aluno selecionado.