Newsletter da Rede Municipal de Educação de Passo Fundo - RS
Newsletter SME #26.24 - 01/07/2024
Colegas!
Vocês estão recebendo a newsletter da Rede Municipal de Ensino.
Este é um informativo que tem por objetivo comunicar nossa rede das atividades, ações e oportunidades de qualificação do serviço que prestamos à comunidade.
Fique ligado(a)!
A Secretaria Municipal de Educação, através no Núcleo de Educação Especial, tem por finalidade assegurar os direitos aos educandos com Deficiência, Transtorno do Espectro Autista, Altas Habilidades ou Superdotação e Transtornos do desenvolvimento (TDAH) e/ou Transtornos de aprendizagem. Na perspectiva de um sistema educacional inclusivo nos níveis da Educação Infantil e Ensino Fundamental, a fim de alcançar o máximo de desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segurando suas características, interesses e necessidades de aprendizagem (BRASIL, 2015).
O que a Rede oferta?
Atendimento Educacional Especializado - AEE
Atendimento Educacional Especializado – AEE, tem como função a formação do estudante por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem (Resolução CNE/CEB Nº4/2009).
Sala de Recursos Multifuncional
Atendimento Educacional Especializado – AEE, tem como função a formação do estudante por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem (Resolução CNE/CEB Nº4/2009).
Cidade Educadora
O objetivo do projeto é criar oportunidades de ampliação do processo de aprendizagem para alunos com altas habilidades ou superdotação.
Parcerias: Prisma, Centro Pós-Covid e Eixo 1 da Escola das Profissões.
Projeto Pense +
O Projeto Pense Mais teve início no ano de 2024 com o objetivo de atender as necessidades específicas dos estudantes com deficiência intelectual leve e aprendizagens individuais, promovendo condições de aprendizagem de leitura, escrita e matemática (as quatro operações).
Iniciou como Projeto Piloto em duas EMEFs da Rede: EMEF Irmã Maria Catarina e EMEF São Luiz Gonzaga.
Projeto Alfaletrando em parceria
com APAE
Teve início no ano de 2024 tendo como objetivo promover situações de ensino-aprendizagem que fortaleçam o processo de alfabetização e letramento dos estudantes com deficiência intelectual moderada, reconhecendo a indissociabilidade entre a apropriação do sistema alfabético de escrita e o uso desse sistema no contexto social contribuindo para uma formação funcional.
Uma vez por semana, estudantes com esse perfil frequentam o turno inverso na APAE com uma melhor adequação de número de estudantes por turma e metodologia.
Formação de professores do Atendimento Educacional Especializado e Sala de Recursos Multifuncional
Com a finalidade de qualificar cada vez mais o atendimento educacional especializado aos estudantes, público alvo da educação especial, o Núcleo da Educação Especial realiza mensalmente encontros de formação continuada, bem como discussão de casos como forma de encontrar melhores condições de acessibilidade.
Visita do Núcleo da Educação Especial às escolas
Reuniões de rede entre núcleo, escola, saúde, família e serviço social.
O núcleo da educação especial tem como um dos seus objetivos estar sempre presente nas escolas conversando com a gestão, professores, professores do AEE/SR e observando estudantes como forma de orientar nos manejos e adequações escolares para melhor permanência dos estudantes.
O núcleo de educação especial na perspectiva de trabalhar em rede e qualificar a inserção e permanência do estudante, realiza periodicamente reuniões com profissionais da saúde que atendem e acompanham o mesmo, família e escola e quando necessário aciona o Conselho Tutelar ou o Serviço de Assistência Social.
Encontro com famílias de estudantes público da educação especial.
Buscando aproximar os laços entre educação e família, realizamos neste ano encontro com famílias de estudantes com deficiência. O primeiro encontro foi realizado em parceria com a APAE e a psicóloga Angela Berlando Soares para famílias de estudantes com Síndrome de Down.
Convênio com Associação
Passofundense de Cegos - APACE
O objetivo do convênio é o atendimento de estudantes com deficiência visual, baixa visão e deficiência sensorial monocular e estimulação precoce, matriculados junto a Escolas de Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Passo Fundo, em turno inverso da escola, na sede da entidade.
Sala de descanso sensorial nos eventos da Rede
Um ambiente reservado e acolhedor com a finalidade de promover descanso e regulação sensorial em especial para estudantes com Autismo, deficiência intelectual, transtorno sensorial, TDAH, entre outros, que participam dos eventos promovidos pela secretaria municipal de educação como FECIT e LEVEL UP.
Centro Pós-Covid
O Centro Pós-Covid de Combate à Desigualdade Educacional, criado pelo Decreto nº 141/2021 e renovado pelo Decreto nº 88/2023, foi inaugurado em 3 de maio de 2022 para enfrentar as defasagens educacionais causadas pela pandemia.
Desenvolvido pela SME em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o Centro oferece atendimentos especializados para apoiar as escolas e os estudantes da Rede Municipal de Ensino. Com uma abordagem multidisciplinar, o Centro visa garantir um ambiente de aprendizagem significativo, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes, atendendo à saúde, ao bem-estar psicossocial e à qualificação das ações pedagógicas.
Especialidades
Psicopedagogia Fonoaudiologia
Apoio Pedagógico Serviço Social
Altas Habilidades Médico Pediatra
Psicomotricidade Médico Psiquiatra
Estimulação Precoce
Escola Municipal Professora Olga Caetano Dias - Atendimento Especializado para Autistas
A Escola Municipal de Autistas Professora Olga Caetano Dias visa atender estudantes autistas da escola pública municipal de Passo Fundo.
A proposta da escola baseia-se na universalização da educação, como direito de todos, representa a garantia do acesso à escola, ao conhecimento com qualidade biopsicossocial, respeitando a individualidade do estudante com Transtorno do Espectro Autista, auxiliando seu desenvolvimento nos mais variados aspectos.
Profissional de Apoio Escolar
Como uma medida a ser adotada pelos sistemas de ensino no contexto educacional deve ser disponibilizado sempre que identificado a necessidade do estudante, visando à acessibilidade às comunicações e a atenção aos cuidados pessoais de alimentação, higiene e locomoção.
Justifica-se quando a necessidade específica do estudante não for atendida no contexto geral dos cuidados disponibilizados aos demais estudantes, sendo ainda realizada avaliação conforme a lei vigente da necessidade de um acompanhamento compartilhado ou individualizado.
Lembrem-se que a SME está presente e pronta para auxiliar no que for necessário! Reiteramos que o caminho mais eficiente para qualificar nossa Educação e esclarecer eventuais dúvidas é o diálogo direto!
Lista completa de contatos:
Faça parte do grupo exclusivo de professores da rede: Clique aqui
Acesse as Newsletters anteriores em: https://www.educapf.org/news
MUITAS NOVIDADES ESTÃO POR VIR!
Para não perder nenhuma, adicione o número da SME na sua agenda e fique informado/a em tempo real de tudo o que está acontecendo na Rede: 54 99640-7760.
Caso você não queira receber informações da Rede em seu WhatsApp, basta excluir o contato da SME do seu celular.
Atenciosamente,
TIME SME
POR DENTRO DA SME: