Newsletter da Rede Municipal de Educação de Passo Fundo - RS
Newsletter SME #33.24 - 05/07/2024
Colegas!
Vocês estão recebendo a newsletter da Rede Municipal de Ensino.
Este é um informativo que tem por objetivo comunicar nossa rede das atividades, ações e oportunidades de qualificação do serviço que prestamos à comunidade.
Fique ligado(a)!
O surgimento das Cidades Educadoras
Começou como um movimento, em 1990, com base no I Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado em Barcelona, quando várias cidades, representadas por seus governos locais, pactuaram o objetivo comum de trabalhar juntas em projetos e atividades para melhorar a qualidade de vida os habitantes, a partir da sua participação ativa na utilização e evolução da própria cidade e de acordo com a carta aprovada das Cidades Educadoras. Mais tarde, em 1994, o movimento foi formalizado como o III Congresso Internacional em Bolonha.
A AICE
Fundada em 1994, a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) é uma entidade sem fins lucrativos, constituída como uma estrutura permanente de colaboração entre governos locais que se comprometem a reger-se pelos princípios inscritos na Carta das Cidades Educadoras. Qualquer governo local que aceite este compromisso pode converter-se em membro ativo da Associação, independentemente das suas competências administrativas. No início do ano de 2020, o seu número de membros ascendia a mais de 500 cidades de 36 países, distribuídos por todos os continentes.
O que significa ser uma cidade educadora e como funciona?
A Cidade Educadora deve ter personalidade própria, uma identidade independente do território onde está inserida. Essa identidade deve basear-se em princípios que envolvam aprender, inovar e partilhar, mas também cidadania consciente, prezando pela inclusão, diversidade, cultura e sustentabilidade. A cidade toda educa, não somente a escola.
Ser uma Cidade Educadora não é um slogan ou título; é um projeto de futuro. Significa investir continuamente na educação de todos e em todo o território como um pilar fundamental para o desenvolvimento social.
Princípios:
Trabalhar a escola como espaço comunitário,
Trabalhar a cidade como grande espaço educador;
Aprender na cidade, com a cidade e com as pessoas;
Valorizar o aprendizado vivencial;
Priorizar a formação de valores baseados em inclusão, diversidade, desenvolvimento sustentável e cidadania consciente.
O direito à cidade educadora:
Educação inclusiva ao longo da vida;
Política educativa ampla;
Diversidade e não discriminação;
Acesso à cultura;
Diálogo intergeracional.
O compromisso da cidade:
Conhecimento do território ;
Acesso à informação;
Governança e participação dos cidadãos;
Acompanhamento e melhoria contínua;
Identidade da cidade;
Espaço público habitável;
Adequação dos equipamentos e serviços municipais;
Sustentabilidade.
Ao serviço integral das pessoas:
Promoção da saúde;
Formação de agentes educativos;
Orientação e inserção laboral inclusiva;
Inclusão e coesão social;
Corresponsabilidade contra as desigualdades;
Promoção do associativismo e do voluntariado;
Educação para uma cidadania democrática e global.
Por que e como Passo Fundo se tornou uma Cidade Educadora?
Durante a gestão atual, Passo Fundo tornou-se uma cidade educadora ao aderir à Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE). Com a iniciativa do prefeito Pedro Almeida, que conhecia a importância da AICE, a cidade buscou a adesão à Carta das Cidades Educadoras. Passo Fundo comprometeu-se a seguir os 20 princípios da Carta, que definem os valores e objetivos da rede, e a iniciativa foi aprovada pela Câmara de Vereadores, tornando-se lei municipal.
Um diagnóstico foi realizado para identificar projetos existentes que se alinhavam aos parâmetros de uma cidade educadora e outros foram desenvolvidos. Um plano de ação foi criado, definindo metas, objetivos, estratégias e prazos para implementar os princípios da Carta, consolidando Passo Fundo como uma verdadeira cidade educadora.
Escolas Públicas
A partir da Carta das Cidades Educadoras, que vê a educação como um processo amplo e contínuo, que vai além das escolas, foram criadas as escolas públicas de Passo Fundo, sendo elas:
Missão Educação do Futuro
A Missão Educação do Futuro faz parte de um processo formativo direcionado, especificamente, às equipes diretivas as escolas do município. Seu principal objetivo é possibilitar experiências que ajudem a conhecer tendências da educação para que possamos antecipá-las!
O Desafio Cidade Educadora é um processo criado para selecionar as equipes diretivas que participarão da missão. Todo ano as escolas são convidadas a participar do desafio. Por meio dessa ação, a equipe diretiva pode destacar o comprometimento dos professores, o envolvimento dos alunos, o apoio dos pais e os projetos que fazem a diferença na escola. O objetivo é promover um ambiente de aprendizado desafiante e acolhedor, inspirar outras escolas e contribuir para a criação de uma cidade mais justa e equitativa.
A premiação do desafio inclui uma proposta de intercâmbio intermunicipal para os professores, permitindo que conheçam realidades e perspectivas de projetos inovadores e propostas educativas diferenciadas.
Intercâmbio Cultural Missão Cidade Educadora
O Programa Missão Cidade Educadora oferece gratuitamente aos alunos do 7º ano da Rede Municipal de Ensino um intercâmbio cultural internacional, custeado pelo Poder Público. O objetivo é ampliar o conhecimento e desenvolver a capacidade educativa dos alunos por meio de experiências em cidades e com pessoas de diversas culturas.
A seleção dos alunos é baseada no desempenho, notas e desafios nas diferentes áreas do conhecimento, culminando na escolha de 05 alunos.
10 embaixadores alunos das seguinte escolas:
EMEF Daniel Dipp
EMEF Senador Pasqualini
EMEF Padre José de Anchieta
EMEF Cohab Secchi
EMEF Antonino Xavier
EMEF Zeferino Costi
EMEF Wolmar Salton
EMEF Dom José Gomes
EMEF Etelvina Rocha Duro
EMEF Professora Helena Salton02 destinos
14 dias de imersão
O impacto na aprendizagem
No 8º ano, por conta da Missão Cidade Educadora, elevamos o nível de aprendizado dos alunos em:
Lembrem-se que a SME está presente e pronta para auxiliar no que for necessário! Reiteramos que o caminho mais eficiente para qualificar nossa Educação e esclarecer eventuais dúvidas é o diálogo direto!
Lista completa de contatos:
Faça parte do grupo exclusivo de professores da rede: Clique aqui
Acesse as Newsletters anteriores em: https://www.educapf.org/news
MUITAS NOVIDADES ESTÃO POR VIR!
Para não perder nenhuma, adicione o número da SME na sua agenda e fique informado/a em tempo real de tudo o que está acontecendo na Rede: 54 99640-7760.
Caso você não queira receber informações da Rede em seu WhatsApp, basta excluir o contato da SME do seu celular.
Atenciosamente,
TIME SME
POR DENTRO DA SME: